Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa
Actualidade | Jurisprudência | Legislação pesquisa:

  Assunto   Frase      Ver todos
    Actualidade  - Total:  4762 Vai para o início do ficheiro Recua 1 página    Pág. 189/191     Avança 1 página Vai para o fim do ficheiro
19-02-2006
- Novo módulo. Sumários do Boletim do STJ - 20.499 registos. Acesso livre e gratuito
Disponibiliza-se uma base de dados contendo todos os sumários do Boletim Interno do Supremo Tribunal de Justiça desde 1996 até à actualidade.

Tais sumários, cuja grande qualidade vem sendo largamente reconhecida pela comunidade jurídica, são da autoria dos Srs. Juízes Assessores do STJ e constam do Boletim Interno do STJ (livre e gratuitamente acessível ao público no site do STJ em http://www.stj.pt), donde foram extraídos e transpostos para o formato de base de dados, para uso exclusivo nesta página.

A base de dados pode ser pesquisada nos mesmos termos em que o são os restantes módulos deste site: as buscas podem ser feitas por palavras isoladas ou por expressões completas, incidem sobre a totalidade dos sumários e os resultados são ordenados por ordem cronológica decrescente.

Pretendeu-se, com esta iniciativa, contribuir para uma maior divulgação da valiosa jurisprudência daquele Tribunal e, ao mesmo tempo, tornar mais acessível e mais fácil a respectiva pesquisa, proporcionando aos utilizadores do site da PGDL as mesmas ferramentas de busca para todos os módulos.

Tratando-se de jurisprudência do STJ sumariada pelos Srs. Juízes Assessores do STJ, qualquer citação da mesma deverá ser feita por expressa referência ao Boletim Interno do STJ constante do site www.stj.pt e não por referência ao site da PGD de Lisboa.

Aproveitamos o ensejo para prestar aqui a nossa sentida homenagem à memória do Vice-Presidente do STJ, o ilustre Conselheiro Dr. Neves Ribeiro recém-falecido, o qual ciente das actuais limitações da consulta dos sumários de jurisprudência do Boletim Interno publicado no site do STJ, reconheceu, com entusiasmo, a enorme utilidade para as magistraturas e para a comunidade jurídica em geral da sua disponibilização nos moldes que ora se apresentam nesta página, à qual, aliás, teve oportunidade de aceder ainda na fase experimental.
03-02-2006
- Seminários: 'O Novo Regime da Injunção e da Acção Declarativa Especial' 10 e 11 Março - 'Audiência Preliminar em Processo Civil' 24 Março.
Organizados pela JURISNOVA - Associação da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, pode consultar programas e fichas de inscrição em:
- 'O Novo Regime da Injunção e da Acção Declarativa Especial' - Ficha de inscrição
- 'Audiência Preliminar em Processo Civil' - Ficha de inscrição

Nota: Após aceder aos documentos, se pretender voltar aqui, deve usar a opção de 'retroceder' visível na barra de ferramentas do browser (seta/botão verde no canto superior esquerdo).
03-02-2006
- Guia prático para aplicação do novo Regulamento Bruxelas II - CE/RJE em matéria civil e comercial.
Da responsabiladade daqueles organismos, foi-nos remetido exemplar da broxura referenciada. Pelo interesse de que a mesma se reveste, aqui fica link para acesso ao seu conteúdo. Guia prático para aplicação do novo Regulamento Bruxelas II.
02-02-2006

A página da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa perfez 4 anos de existência.

Foi desenvolvida e tem sido mantida, desde Janeiro de 2002, por um pequeno grupo de magistrados e funcionários, em regime de voluntarismo, sem compromisso das funções que lhes estão legalmente cometidas, e sem outros encargos para o Estado que não sejam os vencimentos pagos àqueles.

A PGR, através do GDDC, disponibilizou um servidor para o alojamento do site e tem prestado toda a colaboração necessária à sua administração remota.

Tratou-se de uma iniciativa do Exmº Sr. Procurador-Geral Distrital de Lisboa, Dr. João Dias Borges, orientada por três objectivos fundamentais:

  • simplificar os canais de comunicação hierárquicos da PGDL com as restantes unidades orgânicas do Ministério Público (MP) do distrito;

  • dotar os magistrados do MP de um vasto conjunto de instrumentos de trabalho e de apoio para fomentar a melhoria da sua prestação funcional;

  • abrir o MP do distrito de Lisboa à comunidade jurídica e aos cidadãos em geral, prestando-lhes, com regularidade, informações detalhadas sobre a natureza e dimensão da sua actividade e sobre a sua organização e modo de funcionamento internos, no propósito de conferir maior transparência à Administração da Justiça e de melhor servir os cidadãos, seus destinatários.

Pouco tempo volvido sobre a data do seu arranque, logo se constatou que a página foi merecendo largo acolhimento e adesão por parte dos magistrados e da comunidade jurídica em geral, passando rapidamente a ser tida como uma referência indispensável no universo dos sites jurídicos, pela riqueza, qualidade e permanente actualização dos seus conteúdos.

Em 2004, procedeu-se a uma remodelação integral do site, dando-lhe um novo visual, novas funcionalidades e, sobretudo, enriquecendo-a com novos conteúdos, de que sobressaem, por um lado, a construção de uma base de dados legislativa, devidamente estruturada, exaustiva nas conexões entre os articulados dos vários diplomas e respectivos antecendentes históricos, sempre actualizada e facilmente pesquisável; por outro lado, a criação de uma base de dados dos acórdãos do Tribunal Constitucional de pesquisa fácil e fiável, sempre actualizada a partir dos textos publicados (não no formato de base de dados) no site daquele Tribunal.

A fim de informar todos os colaboradores, membros e visitantes da página da PGD de Lisboa, aqui se deixam alguns indicadores da actividade da página, reportados ao final do ano de 2005:

MÓDULOS

Nº de registos

Nº de visitas em 2005

Jurisprudência da Relação de Lisboa

3.277

38.314

Base de dados legislativa

670

347.525

Pareceres e intervenções do MP

857


Acórdãos do Tribunal Constitucional

6.270

141.038

Fórum jurídico

3.031

116.175

Peças processuais diversas

678

2.600

Informações sobre o distrito judicial de Lisboa


3.984



Constituindo o fórum jurídico um dos módulos de maior utilidade e um dos que é objecto de consultas mais assíduas, aqui se deixam alguns elementos estatísticos de interesse:


FÓRUM JURÍDICO – dados relativos ao período de Janeiro de 2002 a Dezembro de 2005

Membros inscritos

Questões colocadas

Mensagens

Magistrados do MP

1.050

Área penal

480

1.481

Advogados

561

Área cível

360

871

Juristas

191

Área laboral

138

337

Estudantes

167

Diversos

128

342

Juízes

85




Prof. Universitários

18




Solicitadores

10




Outros

794




TOTAL

2.815


1.106

3.031

Cientes de que a página da PGD de Lisboa, além de importante veículo de informação para os cidadãos, se tornou num imprescindível instrumento de trabalho na actividade quotidiana de inúmeros magistrados, advogados, solicitadores, juristas, funcionários da Adiministração Pública e outros cidadãos interessados, não ficaremos indiferentes à grande responsabilidade que para com todos contraímos, e continuaremos o esforço de a manter sempre viva e actualizada, procurando melhorá-la e enriquecê-la com novos conteúdos.

Dado o aumento exponencial no número de visitantes habituais da página, o computador do GDDC onde a mesma se encontra alojada, e que, apesar das suas limitações, funciona como “servidor”, tornou-se manifestamente obsoleto e de resposta insatisfatória, estando em curso diligências no sentido de encontrar um alojamento de acesso mais rápido.

A todos os colaboradores, membros registados do fórum e visitantes da página, o nosso agradecimento.

01-02-2006
- Actualização dos 'Conceitos para fins Estatísticos - área temática: Justiça'. Conselho Superior de Estatística.
Com pedido de divulgação chega-nos, via PGR, um conjunto de documentação sobre o tema referenciado. Para acesso ao mesmo disponibilizamos os seguintes tópicos:
  - 113ª Deliberação do Conselho Superior de Estatística, de 10.12.1996;
  - 257ª Deliberação do Conselho Superior de Estatística, de 5.06.2003;
  - Elenco (e descritivo) dos novos conceitos para a área da justiça, Dezembro de 2005;
  - Ofício do Conselho Superior de Estatística, de 9.01.2006.
Nota: Após aceder aos documentos, se pretender voltar aqui, deve usar a opção de 'retroceder' visível na barra de ferramentas do browser (seta/botão verde no canto superior esquerdo).
26-01-2006
Férias judiciais em 2006 - Férias pessoais.
25-01-2006
- Critérios para organização dos mapas de férias judiciais dos magistrados do Ministério Público
Critérios para organização dos mapas de férias judiciais, exigidos pela recente reforma legislativa.
Extracto da acta da sessão do CSMP de 4 de Janeiro de 2006
24-01-2006
- Notícia: Seminário subordinado ao tema 'Constituição e regimes de acesso ao Direito e à Justiça no Direito do Trabalho' - 27 Janeiro, Auditório 1 FIL-Expo Lisboa.
Despacho de Sua Excelência o Conselheiro Vice-Procurador-Geral da República, datado de 23.1.2006 concedeu, a solicitação do SMMP, dispensa de serviço aos magistrados do Ministério Público que queiram participar no Seminário/Debate subordinado ao tema 'Constituição e regimes de acesso ao Direito e à Justiça no Direito do Trabalho', que decorrerá no Forum Lisboa, no próximo dia 27 do corrente mês de Janeiro.
Programa a consultar aqui.
20-01-2006
- Notícia: Boletim da OA nº. 39 - Especial VI Congresso dos Advogados Portugueses.
Chegou-nos o Boletim n.º 39 da OA, dedicado ao tema referenciado, e que aqui deixamos como notícia.
19-01-2006
- Inquéritos no ano de 2005. - João Dias Borges
Notas de análise e dados estatísticos dos inquéritos no distrito judicial de Lisboa no ano de 2005 - Memorando n.º 3/006.
18-01-2006
- Divulgação de actos comunitários: Decisão do Conselho da UE relativa à citação e à notificação dos actos judiciais e extrajudiciais em matéria civil e comercial, ...
- Decisão 2005/794/CE, de 20.09.2005, relativa à assinatura, em nome da Comunidade, do Acordo entre a Comunidade Europeia e o Reino da Dinamarca relativo à citação e à notificação dos actos judiciais e extrajudiciais em matéria civil e comercial, JO L 300, de 17.11.2005, pág. 53.

- Acordo entre a Comunidade Europeia e o Reino da Dinamarca relativo à citação e à notificação dos actos judiciais e extrajudiciais em matérias civil e comercial, JO L 300, de 17.11.2005, pág. 55.

- Rectificaçao à Decisão 2005/696/CE, Euratom do Conselho, de 3.10.2005, que altera o protocolo relativo ao estatuto do Tribunal de Justiça, a fim de fixar as condições e limites para a reapreciação, pelo Tribunal de Justiça, das decisões proferidas pelo Tribunal de Primeira Instância (JO L 266 de 11.10.2005), JO L 301, de 18.11.2005, pág. 21

- Decisão 2005/790/CE, de 20.09.2005, relativa à assinatura do Acordo, em nome da Comunidade, entre a Comunidade Europeia e o Reino da Dinamarca relativo à competência judiciária, ao reconhecimento e à execução de decisões em matéria civil e comercial, JO L 299, de 16.11.2005, pág. 61

- Acordo entre a Comunidade Europeia e o Reino da Dinamarca relativo à competência judiciária, ao reconhecimento e à execução de decisões em matéria civil e comercial, JO L 299, de 16.11.2005, pág. 62

- Regulamento (CE) n.o 1869/2005 da Comissão, de 16.11.2005, que substitui o Regulamento (CE) n.o 805/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, que cria o título executivo europeu para créditos não contestados, JO L 300, de 17.11.2005, pág. 6
12-01-2006
- Conferência: REGIME PROCESSUAL ESPECIAL EXPERIMENTAL - 19 de Janeiro, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Organização: GPLP).
Com pedido de divulgação, bem como de eventuais contributos, chega-nos através da entidade organizadora desta conferência, a informação sobre o tema referenciado.
Acessíveis em www.gplp.mj.pt, pode também a partir daqui consultar o Programa e o Projecto que se encontra em debate público.
11-01-2006
Análise da questão no que respeita ao distrito judicial de Lisboa, no ano de 2005.
11-01-2006
Recomendação face à publicação da Lei n.º 60-A/2005.
11-01-2006
Memorando n.º 1/006 - Reorganização do Mapa Judiciário.
09-01-2006
Organizada pela Associação Portuguesa de Direito do Consumo, decorrerá no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.
06-01-2006
Breves notas face ao artigo 67.º da Lei n.º 60-A/2005, de 30 de Dezembro (OE 2006).
06-01-2006
Informação n.º 1/006 - Férias Judiciais.
05-01-2006
- Já se encontram actualizados os diplomas, da base de dados 'Legislação', alterados face à publicação do OE 2006 (Lei 60-A/2005) ...
23-12-2005
- 'Terrorismo e Terrorismos. As Novas Ameaças Globais' - Universidade de Lisboa, 9/Janeiro.
Para divulgação, chega-nos através da PGR, ofício do Senhor Vice-Reitor da Universidade de Lisboa para o Desenvolvimento Estratégico, dando conhecimento da realização do curso referenciado enquadrado no Programa de Formação ao Longo da Vida, daquela universidade.

Em horário pós-laboral, com início a 9/Jan e um total de 36 horas, informação detalhada sobre conteúdos programáticos e formadores, entre outra, pode ser consultada a partir daqui. Para eventuais interessados anexamos Ficha de Inscrição.

21-12-2005
Para divulgação, chegou-nos através da PGR, documento elaborado pelo Procurador da República, Dr. Rui do Carmo, sobre o tema referenciado.
09-12-2005
Vigilância Electrónica - Indicadores Avaliativos (Jan2002 a Nov2005)
30-11-2005
Para recolha da informação a enviar à Procuradoria-Geral Distrital, são divulgados os novos modelos de mapas a utilizar nas comarcas do distrito.
29-11-2005
- Acórdão do Tribunal de Justiça das Comunidades em matéria civil (Não tradução do acto-Consequências).
Para divulgação, chega-nos através da PGR, ofício do GRIEC com o texto do acórdão proferido no âmbito do processo C-443/03 relativo à interpretação do artigo 8º do Regulamento n.º 1348/2000 do Conselho, de 29 de Maio de 2000, e referenciado como «Cooperação judiciária em matéria civil – Citação e notificação de actos judiciais e extrajudiciais – Não tradução do acto – Consequências».
28-11-2005
Relatório Anual/Novos mapas estatísticos/Novas regras.
Vai para o início do ficheiro Recua 1 página    Pág. 189/191     Avança 1 página Vai para o fim do ficheiro
   Contactos      Índice      Links      Direitos      Privacidade  Copyright© 2001-2024 Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa