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Processo n.º 668/06 
 
 
 Plenário 
 
 
 Relator: Conselheiro Vítor Gomes 
 
 
 Acordam, em Plenário, no Tribunal Constitucional 
 
 
 I. Relatório 
 
 
 
 1. Um grupo de vinte e cinco Deputados do Partido Socialista à Assembleia da 
 República requereu, ao abrigo da alínea f) do n.º 2 do artigo 281.º da 
 Constituição, a apreciação e declaração, com força obrigatória geral, da 
 ilegalidade e da inconstitucionalidade de todas as normas contidas nos seguintes 
 diplomas: 
 
 
 a) Decreto Legislativo Regional n.º 19/99/M, de 1 de Julho (que transforma a 
 Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira na sociedade APRAM ? 
 Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A., e aprova os 
 respectivos estatutos), na redacção que lhe é dada pelo Decreto Legislativo 
 Regional n.º 25/2003/M, de 23 de Agosto; 
 
 
 b) Decreto Legislativo Regional n.º 18/2000/M, de 2 de Agosto, que cria a Ponta 
 do Oeste ? Sociedade de Promoção e Desenvolvimento da Zona Oeste da Madeira, S. 
 A. (doravante, sociedade Ponta do Oeste); 
 
 
 c) Resolução do Governo da Região Autónoma da Madeira n.º 190/2004, de 12 de 
 Fevereiro (publicada no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira, Série I, N.º 
 
 20, suplemento, de 19 de Fevereiro de 2004), que determina a afectação à 
 sociedade Ponta do Oeste das áreas do domínio público regional afectas à APRAM; 
 
 
 d) Resolução do Governo da Região Autónoma da Madeira n.º 778/2005, de 9 de 
 Junho (publicada no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira, N.º 69, Série 
 I, de 20 de Junho de 2005), que autoriza a desafectação dominial e a integração 
 no património da sociedade Ponta do Oeste de uma parcela de terreno com a área 
 de 46.500 m2, a confinar a Norte com a estrada, a Sul com o mar, a Leste com a 
 estrada e outros e a Oeste com a falésia. 
 
 
 
 2. O requerente fundamentou o pedido nos seguintes termos: 
 
 
 
 - A marina e espaços adjacentes da orla costeira localizados no Lugar de Baixo, 
 freguesia e concelho da Ponta do Sol, Madeira, vulgarmente designados por ?Marina 
 do Lugar de Baixo?, constituem um empreendimento de lazer, cuja concepção, 
 promoção, construção e gestão foram atribuídos à sociedade Ponta do Oeste. Trata-se 
 de uma parcela de terreno com a área de 46.500 m2, que confina a Norte com a 
 estrada, a Sul com o mar, a Leste com a estrada e outros e a Oeste com a falésia. 
 
 
 
 - O Decreto Legislativo Regional n.º 19/99/M transformou a APRAM (até aí, um 
 instituto público dotado de autonomia administrativa, financeira e patrimonial) 
 numa sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos e desafectou do 
 domínio público da Região Autónoma da Madeira (doravante, RAM) os equipamentos e 
 edifícios afectos àquele instituto público, integrando-os no património da 
 sociedade que lhe sucedeu (artigo 2.º, n.º 4). 
 
 
 
 - O Decreto Legislativo Regional n.º 18/2000/M criou a sociedade Ponta do Oeste 
 
 (sociedade anónima de capital exclusivamente público, mas que pode vir a 
 integrar capitais privados, nos termos previstos no artigo 2.º, n.º 4) e atribui-lhe 
 o direito de utilizar e administrar os bens do domínio público ou privado da 
 Região Autónoma da Madeira que se situem na sua zona de intervenção (Ribeira 
 Brava, Ponta do Sol e Calheta). 
 
 
 
 - O Decreto Legislativo Regional n.º 25/2003/M alterou o Decreto Legislativo 
 Regional n.º 19/99/M, passando este diploma a atribuir competência ao Governo 
 Regional para (i) delimitar, por resolução, as áreas do domínio público da RAM 
 afecto à APRAM sobre as quais a sociedade Ponta do Oeste exerce o direito de 
 utilização e administração dominial e (ii) autorizar as operações de 
 desafectação dominial e de integração dos bens desafectados no património da 
 sociedade Ponta do Oeste necessárias ao cumprimento dos programas de 
 desenvolvimento aprovados (artigo 2.º, n.º 7). 
 
 
 
 - Ao abrigo dessa norma, a Resolução do Governo Regional n.º 190/2004 transferiu 
 para a sociedade Ponta do Oeste o direito de utilização e administração de áreas 
 do domínio público regional, incluindo a Marina do Lugar de Baixo. 
 
 
 
 - A Resolução do Governo Regional n.º 778/2005 (também ao abrigo do artigo 2.º, 
 n.º 7, do Decreto Legislativo Regional n.º 19/99/M, na redacção dada pelo 
 Decreto Legislativo Regional n.º 25/2003/M) concretizou a desafectação dominial 
 e a integração no património da sociedade Ponta do Oeste da parcela de terreno 
 onde está instalada a Marina do Lugar de Baixo e as instalações anexas. 
 
 
 
 - A Marina do Lugar de Baixo pertence ao domínio público marítimo do Estado. 
 Desde logo, o Decreto-Lei n.º 468/71, de 5 de Novembro (com as alterações 
 introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 53/74, de 15 de Fevereiro, pelo Decreto-Lei n.º 
 
 89/87, de 26 de Fevereiro, e pela Lei n.º 16/2003, de 4 de Junho), que define o 
 regime jurídico dos terrenos do domínio público hídrico do continente e ilhas 
 adjacentes, considera pertencerem ao domínio público do Estado os leitos e 
 margens das águas do mar e de quaisquer águas navegáveis ou flutuáveis (artigo 5.º). 
 Além disso, o Decreto-Lei n.º 52/85, de 1 de Março, que regula os direitos de 
 soberania do Estado português sobre o mar territorial, consagra bens dominiais 
 naturais que pertencem ao domínio público marítimo do Estado, neles incluindo os 
 leitos das águas territoriais da RAM. 
 
 
 
 - Esses bens pertencem ao domínio público necessário do Estado e não é 
 constitucionalmente possível integrá-los no domínio público da RAM (cf. Eduardo 
 Paz Ferreira, ?Domínio público e privado da Região?, in A Autonomia como 
 fenómeno cultural e político, Angra do Heroísmo, 1987, p.75, Gomes Canotilho e 
 Vital Moreira, Constituição da República Portuguesa Anotada, 3.ª edição, 1993, 
 pág. 413, bem como o Acórdão do Tribunal Constitucional n.º 330/99). E o domínio 
 público marítimo pertence ao conjunto de bens que interessam à defesa nacional (Cf. 
 o Parecer da Comissão Constitucional n.º 26/80, os Acórdãos do Tribunal 
 Constitucional n.º 280/90 e n.º 330/99, e os Pareceres do Conselho Consultivo da 
 Procuradoria-Geral da República n.º 10/82, n.º 92/88 e n.º 16/91), estando 
 excluído do domínio público regional (artigo 144.º, n.º 2, do Estatuto Político-Administrativo 
 da Região Autónoma da Madeira ? doravante EPARAM). 
 
 
 
 - O Decreto-Lei n.º 468/71 admite o uso privativo de parcelas do domínio público, 
 mediante atribuição de licença ou concessão (artigos 17.º e 18.º), incluindo as 
 regiões autónomas entre as entidades competentes para esse efeito (artigo 36.º). 
 Todavia, esse diploma não atribui competência às regiões autónomas para a 
 desafectação de bens do domínio público marítimo do Estado. 
 
 
 
 - Em face do exposto, conclui-se que a área onde se encontra a Marina do Lugar 
 de Baixo faz parte do domínio público marítimo do Estado e, como tal, não podia 
 ser alvo de desafectação dominial e consequente integração no património da 
 sociedade Ponta do Oeste. Essa situação consubstancia uma violação da reserva 
 legislativa da Assembleia da República constante do artigo 165.º, n.º 1, alínea 
 v), da Constituição ? porquanto se trata de matéria relativa ao regime dos bens 
 do domínio público ? e, consequentemente, uma violação do limite negativo do 
 poder legislativo regional consagrado no artigo 112.º, n.º 4, e no artigo 227.º, 
 n.º 1, alínea b), da Constituição. 
 
 
 
 - Da conjugação do artigo 165.º, n.º 1, alínea v), com o artigo 84.º, n.º 2, 
 ambos da Constituição, resulta que é a lei parlamentar que estabelece o regime e 
 condições de utilização dos bens que constituem o domínio público do Estado e de 
 outras entidades públicas susceptíveis de serem titulares de bens dominiais 
 públicos, como é o caso das regiões autónomas. 
 
 
 
 - Os actos normativos objecto do pedido também são ilegais, uma vez que 
 extravasam o conceito de interesse específico resultante da alínea mm) do artigo 
 
 40.º do EPARAM, a partir do qual o artigo 46.º do EPARAM define o âmbito 
 material da competência legislativa da RAM. Com efeito, o artigo 40.º, alínea mm), 
 do EPARAM estabelece que a ?orla marítima? constitui matéria de interesse 
 específico da RAM, mas não parece possível que, ao abrigo dessa norma, se possa 
 desafectar uma parcela dos bens do domínio marítimo do Estado, pois tal excede, 
 em muito, a finalidade da norma. 
 
 
 Conclui o requerente que as normas constantes do Decreto Legislativo Regional n.º 
 
 19/99/M (na redacção dada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 25/2003/M) e do 
 Decreto Legislativo Regional n.º 18/2000/M, e das Resoluções do Governo da RAM n.º 
 
 190/2004 e n.º 778/2005 padecem de inconstitucionalidade, por violação do 
 disposto nos artigos 165.º, n.º 1, alínea v), 112.º, n.º 4, e 227.º, n.º 1, 
 alínea b), todos da Constituição, e padecem de ilegalidade, por violação do 
 disposto nos artigos 40.º, alínea mm), e 46.º do EPARAM. 
 
 
 
 3. Uma vez que o objecto do processo integra dois decretos legislativos 
 regionais da Assembleia Legislativa da Madeira e duas resoluções do Governo 
 Regional da Madeira, foram estes dois órgãos notificados para se pronunciarem, 
 querendo, sobre o pedido, nos termos do artigo 54.º da Lei n.º 28/82, de 15 de 
 Novembro (Lei de Organização Funcionamento e Processo do Tribunal Constitucional 
 
 - LTC). A argumentação aduzida nas duas respostas é coincidente, vindo a 
 resposta do Governo Regional acompanhada de um parecer jurídico, elaborado por 
 dois professores universitários. 
 
 
 Na sua resposta, os órgãos autores das normas referiram, em suma, o seguinte: 
 
 
 
 - O pedido confunde domínio público portuário com domínio público marítimo, 
 ignorando a correspondente diferença entre domínio público regional e domínio 
 público estadual, e confunde a competência legislativa para definir o regime 
 jurídico da matéria do domínio público com a competência normativa relativa à 
 gestão e administração dos bens dominiais. 
 
 
 
 - O artigo 84.º da Constituição garante a existência de um domínio público 
 estadual, regional e local, acolhendo um princípio de descentralização. Da 
 articulação do artigo 165.º, n.º 1, alínea v), com o artigo 84.º, n.º 2, ambos 
 da Constituição, resulta que estão reservadas à Assembleia da República a 
 identificação dos bens do domínio público e a delineação do respectivo regime 
 jurídico. 
 
 
 
 - Não existe no ordenamento jurídico português uma lei parlamentar que 
 estabeleça um regime geral dos bens do domínio público, mas existe uma série de 
 diplomas avulsos de onde se retiram os traços fundamentais do estatuto da 
 dominialidade ? a ?extracomercialidade privada? e a ?comercialidade de direito 
 público? [cf., por exemplo, o artigo 202.º, n.º 2, do Código Civil, o artigo 178.º, 
 n.º 2, alíneas d) e e), do Código de Procedimento Administrativo e o artigo 6.º 
 do Código das Expropriações]. O regime jurídico dos bens dominiais tem sido 
 fundamentalmente extraído dessas normas e de princípios gerais, mediante 
 construções doutrinais e jurisprudenciais. 
 
 
 
 - O Decreto Legislativo Regional n.º 19/99/M (na redacção dada pelo Decreto 
 Legislativo Regional n.º 25/2003/M) e Decreto Legislativo Regional n.º 18/2000/M 
 não visam definir o regime jurídico do domínio público, mas tão só o exercício 
 dos poderes de gestão de determinados bens, incluídos no domínio público 
 regional. Trata-se de uma actuação paralela à do Governo nacional, ao atribuir, 
 através de decretos-lei emitidos ao abrigo do artigo 198.º, n.º 1, alínea a), da 
 Constituição, a gestão dos portos situados no continente a empresas de capitais 
 públicos [Decretos-Lei n.ºs 335/98, 336/98, 337/98, 338/98 e 339/98 (este último 
 alterado pelo Decreto-Lei n.º 40/2002, de 28 de Fevereiro), todos de 3 de 
 Novembro]. 
 
 
 
 - O exercício dos poderes de gestão incluídos no conjunto de faculdades 
 inerentes ao estatuto da dominialidade não faz parte da reserva parlamentar, 
 resultando antes da atribuição legal da titularidade dominial ao ente 
 administrativo (proprietário público ou titular de poderes de domínio). O que 
 importa, pois, é determinar se os bens do domínio público abrangidos pela 
 legislação regional questionada integram o domínio público regional ou o domínio 
 público estadual. 
 
 
 
 - A titularidade e a delimitação do domínio público regional face ao estadual 
 são reguladas, fundamentalmente, pelos estatutos político?administrativos das 
 regiões autónomas, aprovados pela Assembleia da República. Do EPARAM decorre a 
 regra da titularidade regional dos bens dominiais situados no território da RAM 
 
 (artigo 144.º, n.º 1), sendo esta indissociável da garantia de autonomia 
 político-administrativa do arquipélago da Madeira. Qualquer excepção a essa 
 regra implica uma justificação que apenas pode ser fundamentada no facto de 
 estarem em causa bens afectos à defesa nacional ou a serviços públicos não 
 regionalizados (artigo 144.º, n.º 2). 
 
 
 
 - A jurisprudência constitucional tem identificado como bens afectos à defesa 
 nacional os integrados no domínio público marítimo e no domínio público aéreo (cf. 
 os Acórdãos n.º 280/90, n.º 330/99 e n.º 131/2003), mas os Decretos Legislativos 
 Regionais objecto do pedido reportam-se à administração ou gestão do domínio 
 público portuário, que está excluído daquelas categorias. 
 
 
 
 - A distinção entre o domínio público marítimo e o domínio público portuário 
 ancora-se na destrinça entre domínio público natural (praias, fozes e portos 
 naturais) e domínio público artificial (portos artificiais, terminais, cais e 
 marinas). Esta distinção é reconhecida pelo Tribunal Constitucional (cf. os 
 Acórdãos n.º 886/96, n.º 330/99 e n.º 131/2003) e é confirmada pelo artigo 4.º 
 do Decreto-Lei n.º 477/80, de 15 de Outubro, que autonomiza as águas marítimas e 
 terrenos conexos [alínea a)] dos portos artificiais e docas [alínea e)]. São 
 realidades distintas, justificando um regime jurídico igualmente distinto. 
 
 
 
 - Os portos artificiais (não militares) situados no arquipélago da Madeira 
 pertencem à RAM (artigo 144.º, n.º 1, do EPARAM) e esta detém sobre eles todos 
 os poderes inerentes ao direito de propriedade pública, incluindo os poderes de 
 gestão (inter alia, os poderes de auto-tutela administrativa e os relativos à 
 decisão sobre a concessão de exploração ou de uso privativo de parcelas 
 territoriais delimitadas) e os poderes de desafectação e alteração do estatuto 
 da dominialidade. Esses portos regionais incluem as respectivas águas marítimas 
 interiores, na medida em que entre eles existe uma relação de conexão funcional 
 
 ? esta unidade de gestão porto/águas apenas cessa para satisfação de 
 necessidades de defesa nacional ?, detendo a RAM sobre estas águas apenas 
 poderes de gestão. 
 
 
 
 - O regime definido nos Decretos Legislativos Regionais objecto do pedido 
 corresponde, pois, ao simples exercício de faculdades incluídas na titularidade 
 dominial da RAM sobre os bens do domínio público infra?estrutural portuário 
 regional. 
 
 
 
 - No que toca à questão da ilegalidade dos Decretos Legislativos Regionais 
 suscitada no pedido, contesta-se que a Assembleia Legislativa tenha excedido os 
 seus poderes, uma vez que as questões relativas a infra-estruturas marítimas e à 
 administração dos portos constituem, como resulta das alíneas d), e) e mm) do 
 artigo 40.º do EPARAM, matérias de interesse específico, para efeitos de 
 definição dos poderes legislativos da Região. Não se percebe como possa ter sido 
 violado o artigo 46.º do EPARAM, tendo em conta que este preceito respeita 
 apenas ao funcionamento interno da Assembleia Legislativa. 
 
 
 
 - Finalmente, é questionável que as Resoluções do Governo Regional n.º 190/2004 
 e n.º 778/2005 preencham o conceito funcional de norma elaborado pela 
 jurisprudência constitucional e pela doutrina para efeitos de determinação do 
 objecto de controlo nos processos de fiscalização da constitucionalidade, uma 
 vez que se limitam a proceder à afectação de determinados bens à produção de uma 
 concreta utilidade pública dominial, constituindo meros actos administrativos 
 com eficácia real. 
 
 
 
 - Mesmo que tais Resoluções possuam carácter normativo, não podem ser objecto de 
 juízo autónomo de inconstitucionalidade ou ilegalidade, uma vez que constituem 
 meros actos executivos dos Decretos Legislativos Regionais visados pelo pedido. 
 
 
 
 4. Discutido o memorando, apresentado pelo Presidente do Tribunal ao abrigo do 
 artigo 63.º da LTC, cumpre formular a decisão em conformidade com a orientação 
 fixada. 
 
 
 II ? Fundamentação 
 
 
 
 5. Questões prévias 
 
 
 
 5.1. A sindicabilidade das normas contidas nas Resoluções n.º 190/2004 e n.º 778/2005, 
 do Governo Regional da Madeira 
 
 
 O pedido incide sobre o conteúdo de dois decretos legislativos regionais e de 
 duas resoluções do Governo Regional, podendo questionar-se se estas últimas 
 constituem actos normativos, para efeitos de controlo da constitucionalidade e 
 legalidade. 
 
 
 Constitui jurisprudência uniforme e constante do Tribunal Constitucional que 
 esse objecto de controlo integra apenas as normas, mas todas as normas, de 
 acordo com um conceito de norma funcionalmente adequado ao sistema de 
 fiscalização da constitucionalidade previsto na Lei Fundamental. Neste contexto, 
 o Tribunal tem entendido serem sindicáveis não apenas os preceitos de natureza 
 geral e abstracta, mas também todo e qualquer acto do poder público que contenha 
 uma regra de conduta para os particulares ou para a Administração, um critério 
 de decisão para esta última ou para o juiz ou, em geral, um padrão de valoração 
 de comportamento (cf., designadamente, o Acórdão n.º 667/99, Acórdãos do 
 Tribunal Constitucional, 45.º Vol., pág. 731 e segs., e a jurisprudência aí 
 citada). Pelo contrário, não se incluem nesse conceito funcional de norma os 
 actos políticos ou de Governo, os actos jurisdicionais e os actos 
 administrativos (não incorporados em diplomas legais). 
 
 
 Nem a Constituição nem os estatutos político-administrativos das regiões 
 autónomas se referem às resoluções dos governos regionais, prevendo apenas esses 
 estatutos que os actos do governo regional devem ser publicados no jornal 
 oficial da região (artigo 70.º, n.º 2, do EPARAM, e artigo 61.º, n.º 3, do 
 EPARAA). Apesar de não existirem elementos seguros para proceder à 
 caracterização da natureza jurídica das resoluções, é certo que elas não são 
 actos legislativos (artigo 112.º, n.º 1, da Constituição). Mas podem produzir 
 efeitos normativos, pelo que têm de ser consideradas, nessa medida e quando 
 assim for, sujeitas ao controlo jurisdicional de constitucionalidade (cf., no 
 mesmo sentido, J.J. Gomes Canotilho e Vital Moreira, Constituição da República 
 Portuguesa Anotada, 3.ª edição revista, Coimbra Editora, 1993, pág. 984, J. J. 
 Gomes Canotilho, Direito Constitucional, 7.ª edição, Almedina, 2003, pág. 859 e 
 
 860, Jorge Miranda, ?Resolução?, in Dicionário Jurídico da Administração Pública, 
 Vol. VII, 1996, págs. 252 a 255, e Vitalino Canas, Introdução às decisões de 
 provimento do Tribunal Constitucional, Cognitio, 1984, pág. 62). 
 
 
 Nesse contexto se compreende que o Tribunal Constitucional tenha já sindicado 
 diversas resoluções dos governos regionais, tanto dos Açores (Acórdãos n.ºs 63/88, 
 
 95/88, 249/88 e 296/88, publicados em Acórdãos do Tribunal Constitucional, 11.º 
 Vol., pág. 645 e segs., pág. 757 e segs., 12.º Vol., pág. 699 e segs. e pág. 769 
 e segs., respectivamente) como da Madeira (Acórdãos n.ºs 42/85, 170/90 e 483/2003 
 publicados em Acórdãos do Tribunal Constitucional, 5.º Vol., pág. 181 e segs. 16.º 
 Vol., pág. 87 e segs. e 57.º Vol., pág. 617 e segs.). 
 
 
 O que importa, portanto, é determinar se as Resoluções n.º 190/2004 e n.º 778/2005, 
 do Governo Regional da Madeira, têm ou não conteúdo normativo. 
 
 
 Ora, as Resoluções em referência foram aprovadas pelo Governo Regional ao abrigo 
 do artigo 2.º, n.º 7, do Decreto Legislativo Regional n.º 19/99/M (cf. o último 
 parágrafo do preâmbulo das Resoluções) e o seu conteúdo circunscreve-se a: 
 
 
 a) afectar à sociedade Ponta do Oeste as áreas do domínio público afectas à 
 APRAM (ponto 1.º da Resolução n.º 190/2004); 
 
 
 b) autorizar a sociedade Ponta do Oeste a atribuir a terceiros licenças e 
 concessões (ponto 2.º da Resolução n.º 190/2004); 
 
 
 c) reconhecer a utilidade pública dos empreendimentos a levar a cabo pela 
 sociedade Ponta do Oeste na Marina do Lugar de Baixo e no Porto de Recreio da 
 Calheta (ponto 3.º da Resolução n.º 190/2004); 
 
 
 d) autorizar a sociedade Ponta do Oeste a promover, gerir e executar projectos e 
 obras relativos aos ditos empreendimentos (ponto 4.º da Resolução n.º 190/2004); 
 
 
 e) autorizar a desafectação dominial e integração no património da sociedade 
 Ponta do Oeste da parcela de terreno correspondente à Marina do Lugar de Baixo (ponto 
 
 1.º da Resolução n.º 778/2005); 
 
 
 f) reconhecer a utilidade pública do empreendimento a levar a cabo pela 
 sociedade Ponta do Oeste nessa parcela (ponto 2.º da Resolução n.º 778/2005). 
 
 
 Essas Resoluções consubstanciam uma decisão do Governo Regional, concretizadora 
 de uma imposição (delimitar as áreas do domínio público da RAM sobre as quais a 
 sociedade Ponta do Oeste exerce o direito de utilização e administração dominial) 
 e de uma faculdade (autorizar operações de desafectação dominial e integração no 
 património dessa sociedade) previstas no artigo 2.º, n.º 7, do Decreto 
 Legislativo Regional n.º 19/99/M. Contêm ?decisões ou operações de vontade?, no 
 
 âmbito das quais o Governo Regional ?aproveita faculdades legais, usa os seus 
 poderes, cumpre os seus deveres, escolhendo (?) as oportunidades de intervenção 
 e determinando-se nela por motivos de conveniência? ? características típicas da 
 função administrativa, segundo Jorge Miranda (Teoria do Estado e da Constituição, 
 Coimbra Editora, 2002, pág. 366). Trata-se de actos do Governo Regional, que, ?em 
 execução directa (?) de normas, se destinam a produzir efeitos jurídicos no 
 
 âmbito de relações com um objecto especificado entre a Administração e 
 particulares individualizados? ou a definir a situação jurídica de uma coisa ? 
 actos tipicamente administrativos, segundo J. M. Sérvulo Correia (Noções de 
 Direito Administrativo, Vol. I, Danúbio, 1982, pág. 267). 
 
 
 Aliás, a afectação e a desafectação de bens do domínio público são correntemente 
 qualificados como actos administrativos (sobre o acto administrativo de 
 afectação, cf. Ana Raquel Moniz, O Domínio Público, Almedina, 2005, págs. 137 a 
 
 140, bem como os autores aí citados; sobre o acto administrativo de desafectação, 
 cf. José Manuel Sérvulo Correia, ?Defesa do domínio público?, in Francisco 
 Salgado Zenha: Liber Amicorum, Coimbra Editora, 2003, pág. 447). 
 
 
 Em face do exposto, há que concluir que as Resoluções em questão são desprovidas 
 de carácter normativo, assumindo a natureza de actos administrativos (cf. artigo 
 
 120.º do Código de Procedimento Administrativo), pelo que o Tribunal 
 Constitucional não pode conhecer do pedido na parte que lhes respeita. 
 
 
 
 5.2 Delimitação das normas contidas no Decreto Legislativo Regional n.º 19/99/M 
 
 (na redacção dada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 25/2003/M) e no Decreto 
 Legislativo Regional n.º 18/2000/M concretamente questionadas 
 
 
 O requerente solicita a apreciação e declaração, com força obrigatória geral, da 
 inconstitucionalidade e ilegalidade de todas as normas do Decreto Legislativo 
 Regional n.º 19/99/M, na redacção dada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 25/2003/M, 
 e pelo Decreto Legislativo Regional n.º 18/2000/M. Contudo, a argumentação 
 desenvolvida no pedido apenas se refere ao problema da constitucionalidade das 
 normas ?através? das quais se ?procedeu à desafectação da área onde se encontra 
 a Marina do Lugar de Baixo e instalações adjacentes, passando a integrar o 
 património da sociedade Ponta do Oeste, S.A.?. A questão da ilegalidade coloca-se 
 em termos idênticos, visto que o requerente se limita a afirmar que ?não parece 
 possível que, ao abrigo dessa norma [alínea mm) do artigo 40.º do EPARAM], se 
 possa desafectar uma parcela dos bens do domínio marítimo do Estado?. 
 
 
 Essa ideia é confirmada pelo requerente, nas conclusões do pedido, ao afirmar 
 que a área da Marina do Lugar de Baixo ?faz parte do domínio público marítimo do 
 Estado e, como tal, não poderia ser alvo de desafectação dominial e consequente 
 integração no património da sociedade Ponta do Oeste, S.A.?. 
 
 
 Tendo em conta os termos em que o requerente definiu e especificou o sentido e 
 dimensão das normas relativamente às quais suscita dúvidas de 
 constitucionalidade e legalidade, uma interpretação razoável do pedido faz com 
 que se delimite o seu objecto às normas concretamente questionadas, isto é, 
 
 àquelas em relação às quais são apresentados os fundamentos que justificam, no 
 entendimento do requerente, a declaração de inconstitucionalidade e ilegalidade 
 
 (cf. no mesmo sentido, o Acórdão n.º 258/2006, Diário da República, Série I-A, 
 de 19 de Maio de 2006). 
 
 
 Assim sendo, considera-se submetida à apreciação do Tribunal a 
 constitucionalidade e a legalidade das normas que o requerente entende 
 permitirem a desafectação dominial da área da Marina do Lugar de Baixo e a sua 
 consequente integração no património da sociedade Ponta do Oeste (uma sociedade 
 anónima de capitais públicos). 
 
 
 Ora, esse efeito ou resultado decorre de uma única norma, identificada, 
 transcrita e sublinhada pelo requerente no ponto 11.º do pedido. Trata-se da 
 norma contida no artigo 2.º, n.º 7, in fine, do Decreto Legislativo Regional n.º 
 
 19/99/M, aditada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 25/2003/M, que dispõe o 
 seguinte: 
 
 
 
 ?O Governo Regional delimitará, por resolução, as áreas do domínio público da 
 RAM afecto à APRAM, S. A., sobre as quais a Ponta do Oeste ? Sociedade de 
 Promoção e Desenvolvimento da Ponta do Oeste, S.A., exercerá, como sociedade de 
 capitais exclusivamente públicos, o direito de utilização e administração 
 dominial consignado no artigo 4.º do Decreto Legislativo Regional n.º 18/2000/M, 
 de 2 de Agosto, podendo autorizar igualmente as operações de desafectação 
 dominial e de integração no património dessa sociedade necessárias ao 
 cumprimento dos programas de desenvolvimento aprovados. 
 
 
 Importa, ainda, precisar dois aspectos. 
 
 
 Apesar do enunciado legal, não parece que possam subsistir dúvidas de que o que 
 nele se disciplina é o poder de o Governo Regional desafectar determinados bens 
 do domínio público para integração no património da Ponta do Oeste e não o de 
 autorizar qualquer outro ente, nomeadamente esta sociedade ou a APRAM, a 
 proceder a essa desafectação. 
 
 
 Além disso, de acordo com a fundamentação do pedido, não é todo o conteúdo 
 normativo deste inciso legal, a totalidade dos poderes por essa via conferidos 
 ao Governo Regional, que está em exame. O que se discute é a atribuição de tais 
 poderes de desafectação dominial na medida em que tenham por objecto os terrenos 
 sob jurisdição da APRAM delimitados pelos artigos 8.º, 9.º e 13.º do Anexo II ao 
 Decreto Legislativo Regional n.º 19/99/M e aí referidos como ?faixa do domínio 
 público marítimo?. Não está em apreciação o restante conteúdo normativo do 
 preceito legislativo regional, designadamente o que possa respeitar à 
 desafectação de quaisquer outros bens dominiais ? v. gr. os edifícios e 
 equipamentos neles integrados ou implantados como bens do domínio público 
 portuário ? que se situem na zona de intervenção da mencionada sociedade de 
 capitais públicos. 
 
 
 
 É essa a norma, assim interpretada e delimitada, cuja constitucionalidade e 
 legalidade se apreciará de seguida. 
 
 
 
 6. A questão de constitucionalidade suscitada 
 
 
 Como vimos, o Requerente coloca a questão da inconstitucionalidade da norma 
 contida no artigo 2.º, n.º 7, in fine, do Decreto Legislativo Regional n.º 19/99/M 
 
 (na redacção dada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 25/2003/M), por violação 
 da reserva de competência legislativa da Assembleia da República (artigo 165.º, 
 n.º 1, alínea v), da Constituição) e dos limites da competência legislativa das 
 regiões autónomas (artigo 227.º, n.º 1, alíneas a) e b), da Constituição). 
 
 
 
 É esta a questão que cumpre apreciar. 
 
 
 
 6.1. Poderes legislativos das regiões autónomas a respeito dos bens do domínio 
 público nelas situados 
 
 
 A definição dos poderes das regiões autónomas e a sua articulação com os poderes 
 do Estado em matéria de domínio público exige uma articulação conjugada e 
 relativamente complexa de diversas disposições constitucionais. 
 
 
 O artigo 165.º, n.º 1, alínea v), da Constituição, estabelece que compete à 
 Assembleia da República, salvo autorização ao Governo, legislar em matéria de ?definição 
 e regime dos bens do domínio público? e o artigo 227.º, n.º 1, alínea b), também 
 da Constituição, exclui a possibilidade de autorização legislativa às regiões 
 autónomas em tal matéria. 
 
 
 Estes preceitos deverão, porém, conjugar-se com o artigo 84.º, n.º 2, que 
 reconhece a existência de um 'domínio público regional' e, ainda, com o artigo 
 
 227.º, n.º 1, alínea a), da Lei Fundamental, que reconhece às regiões o poder de 
 
 ?legislar no âmbito regional em matérias enunciadas no respectivo estatuto 
 político-administrativo', sendo certo que, para o que agora importa, o artigo 40.º, 
 do Estatuto Político?Administrativo da Região Autónoma da Madeira, estabelece 
 que a ?administração dos portos? (alínea e)) e a ?orla marítima? (alínea mm)) 
 constituem matéria de interesse específico da RAM. 
 
 
 O artigo 165.º n.º 1, alínea v), da Constituição, parece exigir que seja a 
 Assembleia da República, ou o Governo devidamente autorizado, a definir o tipo 
 de bens que integram o domínio público e as regras sobre a sua titularidade e 
 utilização. Mas isto não significa necessariamente que esteja excluída qualquer 
 intervenção reguladora das regiões autónomas na definição do regime dos bens do 
 domínio público, dado o natural interesse que a Região Autónoma tem na ?administração 
 dos portos? nela situados bem como na utilização da sua ?orla marítima? e tendo, 
 além disso em conta, as especificidades que, a esse respeito, se podem verificar 
 no ?âmbito regional?. 
 
 
 Não está, pois, excluído que as regiões autónomas possam legislar em matéria de 
 utilização do seu próprio domínio público ? isto é, do domínio público regional 
 
 ? ou, até, dentro de certos limites, em matéria de utilização dos bens do 
 domínio público estadual nela situados. 
 
 
 O problema dos poderes legislativos das regiões autónomas em matéria de 
 utilização dos bens do domínio público foi recentemente discutido no Acórdão n.º 
 
 402/08. Nesse aresto o Tribunal colocou a questão nos termos que se seguem: 
 
 
 
 ?Desta norma ? isto é, da alínea v) do n.º 1 do art. 165.º da Constituição da 
 República Portuguesa resulta que a ?definição e regime dos bens do domínio 
 público? é matéria contida na reserva relativa da Assembleia da República, pelo 
 que só poderá constar de lei formal ou de decreto-lei autorizado. 
 
 
 Por outro lado, o preceito que fixa o estatuto constitucional da dominialidade 
 pública ? o artigo 84.º da CRP ? comete à lei tarefas complementares de normação, 
 no domínio da definição dos bens integrantes e da fixação do regime, condições 
 de utilização e limites (alínea f) do n.º 1 e n.º 2). 
 
 
 A questão central que o confronto entre as duas disposições suscita é a de saber 
 se todas estas dimensões normativas enunciadas no artigo 84.º estão 
 compreendidas na esfera da reserva relativa de competência da Assembleia da 
 República, ou, por outras palavras, se a reserva fixada na alínea v) do n.º 1 do 
 artigo 165.º da CRP é total, abarcando a regulação primária de qualquer aspecto 
 do regime de bens públicos.? 
 
 
 A esta questão relativa à articulação entre o artigo 165.º, n.º 1, alínea v) e o 
 artigo 84.º, da Constituição da República Portuguesa, viria o Tribunal a 
 responder da forma seguinte: 
 
 
 
 'Ao inserir, na revisão de 1989, o artigo 84.º, com as remissões para a lei dele 
 constantes, o legislador constitucional não se limitou a reproduzir a fórmula 
 hoje expressa no artigo 165.º, n.º 1, alínea v), e então consagrada, nos mesmos 
 termos, no artigo 168.º, n.º 1, alínea z). Foi mais longe, pois, para além da ?definição? 
 e do?regime?, referiu as ?condições de utilização? e os ?limites? como objecto 
 de intervenção legal. Pondo de lado a hipótese de estas duas últimas referências 
 constituírem uma desnecessária reiteração pleonástica, improdutiva de sentido, 
 por já estarem contidas no conceito de ?regime?, que a mesma norma utiliza, há 
 que atribuir à previsão maior latitude do que a que cabe à da alínea v) do n.º 1 
 do artigo 165.º 
 
 
 
 [?] numa concepção moderna de gestão de bens públicos susceptíveis de 
 aproveitamento económico produtivo, faz todo o sentido separar os aspectos 
 básicos e centrais do estatuto da dominialidade, definidores do seu objecto (categorias 
 de bens), das regras de aquisição e cessação desse estatuto e dos parâmetros 
 nucleares da sua exploração (nomeadamente, as constrições impostas pelos 
 interesses públicos coenvolvidos) ? aquilo ?que a dominialidade tem de essencial?, 
 como se diz no voto de vencida da conselheira MARIA DOS PRAZERES BELEZA, aposto 
 no Acórdão n.º 330/99 ? de todos os outros aspectos mais ?regulamentares?, 
 quanto a formas concretas de utilização, mormente quanto ao regime dos actos de 
 licenciamento e dos contratos de concessão que a facultem a privados. Estes 
 aspectos estão sujeitos a uma apreciação mais conjuntural e a determinantes mais 
 particularizadas, pelo que se justifica não impor uma lei da República para os 
 fixar. 
 
 
 Esta opinião do Tribunal beneficia, aliás, de amplo apoio doutrinal. 
 
 
 Diz Pedro Lomba em comentário ao Acórdão n.º 131/03 do Tribunal Constitucional, 
 onde se discutiu o problema da titularidade dos bens do domínio público hídrico, 
 enquanto bens do domínio público que beneficiam de um regime específico de 
 salvaguarda (Jurisprudência Constitucional, n.º 2, Abr./Jun. 2004, pág 58): 
 
 
 
 ?este tema [o domínio público hídrico, incluindo o domínio público marítimo] 
 coloca-nos perante a sempre problemática repartição de competências legislativas 
 do Estado e das regiões autónomas. É que, por um lado, a Assembleia da República 
 dispõe, segundo a alínea v), do artigo 165.º, da Constituição, da competência 
 reservada para a definição dos bens do domínio público e respectivo regime. Mas, 
 por outro, não é manifesto se tal competência reservada abrange os bens do 
 domínio público regional. E no que respeita aos recursos hídricos, que o 
 legislador estatutário ? e, desde 1997, o legislador constitucional -, 
 consideram ser de interesse específico regional, subsiste a dúvida sobre o 
 alcance da competência legislativa das regiões para definir o regime de tais 
 recursos enquanto bens integrantes do domínio público regional'. 
 
 
 Depois, a este propósito, toma o Autor a seguinte posição (loc. cit., pág. 62): 
 
 
 
 ?Ao estabelecer o regime de utilização do domínio público hídrico, este 
 normativo [o Decreto-Lei n.º 46/94, de 22 de Fevereiro, enquanto diploma que 
 define o regime de utilização do domínio público hídrico] é da competência 
 reservada da Assembleia da República (artigo 165.º, alínea v), da Constituição). 
 Todavia o artigo 165.º, alínea v), só pode referir-se ao regime de utilização do 
 domínio público do Estado e não ao domínio público regional. Na verdade, caso se 
 entendesse ser matéria reservada da Assembleia da República a definição do 
 regime de utilização do domínio público regional, afastar-se-ia, por completo, o 
 poder legislativo regional nesta matéria, interpretação que consideramos vedada 
 pelo texto constitucional, uma vez que a definição daquele regime é, 
 indubitavelmente, matéria de interesse específico. Quer isto dizer que as 
 regiões podem definir os bens que integram o domínio público regional com 
 excepção dos afectos ao domínio público do Estado?. 
 
 
 Entendimento semelhante é actualmente acolhido por Gomes Canotilho e Vital 
 Moreira (Constituição da República Portuguesa, 4.ª ed., 1007): 
 
 
 
 «O regime legal dos bens do domínio público é da competência reservada da AR (art. 
 
 165.º/v), embora não totalmente. De facto, do programa normativo atribuído à lei 
 pelo n.º 2 ? definição do domínio público dos diferentes entes territoriais, 
 regime, condições de utilização e limites ? a referida alínea do art. 168.º [leia-se, 
 
 165.º] só menciona a definição e o regime. Por isso, os demais aspectos caem na 
 concorrência legislativa concorrente da AR e do Governo». 
 
 
 Posição mais restritiva mantém Rui Guerra da Fonseca (Comentário à Constituição 
 Portuguesa, org. por Paulo Otero, p. 330), ainda assim consciente da necessidade 
 de se reconhecer às regiões autónomas competências regulamentares no que 
 respeita ao exercício dos específicos poderes que detêm sobre os bens do domínio 
 público estadual nelas situados: 
 
 
 
 ?nos casos em que se admita que o Estado atribua às regiões autónomas 
 determinados poderes sobre bens do domínio público estadual, estas podem fazer 
 uso da sua competência regulamentar, ao abrigo da alínea d) do n.º 1 do artigo 
 
 227.º da Constituição da República Portuguesa, para em subordinação à lei, 
 disciplinar o respectivo exercício'. 
 
 
 
 É neste contexto, em que se aceita que as regiões autónomas possam regular (e 
 inclusivamente legislar) sobre as condições de utilização dos bens do domínio 
 público situados no respectivo território, que se deverá colocar a questão da 
 constitucionalidade do artigo 2.º, n.º 7, do Decreto Legislativo Regional n.º 19/99/M, 
 na redacção do Decreto Legislativo Regional n.º 25/2003/M. 
 
 
 O referido artigo 2.º, n.º 7, na sua primeira parte ? em concordância com a 
 lógica dos actuais modelos de gestão portuária introduzidos no nosso país em 
 final dos anos 90 (ver Pedro Gonçalves, Entidades Privadas com Poderes Públicos, 
 Coimbra 2005, págs. 897-901) ? reconhece a possibilidade de atribuição do 
 direito de utilização e administração dominial dos bens do domínio público 
 afectos à APRAM S.A. a uma outra empresa pública, isto é, à Ponta do Oeste, S.A., 
 caracterizando esta sociedade, explicitamente, como 'sociedade de capitais 
 exclusivamente públicos'. 
 
 
 O mesmo artigo 2.º, n.º 7, determina, ainda, na sua segunda e última parte, que 
 o Governo Regional possa autorizar operações de desafectação dominial das áreas 
 do domínio público da RAM afecto à APRAM, S. A., e de subsequente integração 
 dessas áreas no património da sociedade Ponta do Oeste SA.. 
 
 
 Aqui levanta-se, porém, um problema: o artigo 2.º, n.º 7, do Decreto Legislativo 
 Regional n.º 19/99/M, na redacção do Decreto Legislativo Regional n.º 25/2003/M, 
 refere-se, genericamente, às ?áreas do domínio público da RAM afecto à APRAM, S.A.?. 
 
 
 Ora essas áreas estão definidas nos n.ºs 2 e 3 do artigo 2.º do mesmo Decreto 
 Legislativo Regional n.º 19/99/M, e abrangem: ?os terrenos situados dentro da 
 
 área de jurisdição da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, 
 que não sejam propriedade municipal ou de particulares, bem como os cais, 
 terminais, docas, acostadouros e outras obras marítimas existentes e delimitados 
 no anexo II?. 
 
 
 Este Anexo II, por sua vez, na redacção que lhe foi dada pelo Decreto 
 Legislativo Regional n.º 25/2003/M, enumera diversos portos, terminais e cais 
 existentes na orla marítima da Região, entre os quais se contam o cais da 
 Ribeira Brava, o cais da Calheta e o cais da Ponta do Sol e Lugar de Baixo, que 
 constituem a zona de intervenção da Ponta do Oeste SA (nos termos expressos do 
 artigo 1.º do Decreto Legislativo Regional n.º 18/2000/M, que criou esta última 
 sociedade). A delimitação desta zona de intervenção da Ponta do Oeste SA é feita, 
 pelo referido Anexo II, do Decreto Legislativo Regional n.º 19/99/M (que 
 transformou a APRAM em sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos), 
 nos termos que de seguida se transcrevem: 
 
 
 
 ?[?] 
 
 
 Artigo 8.º 
 
 
 Cais da Ribeira Brava 
 
 
 O cais da Ribeira Brava compreende a faixa do domínio público marítimo 
 delimitada pelos pontos n.ºs 1 a 11, cujas coordenadas rectangulares UTM são as 
 seguintes: 
 
 
 
 1 ?x=306 758,32; y=3 616 087,86; 
 
 
 
 2 ?x=306 828,87; y=3 616 123,01; 
 
 
 
 3 ?x=306 808,17; y=3 616 141,71; 
 
 
 
 4 ?x=306 812,67; y=3 616 143,72; 
 
 
 
 5 ?x=306 857,57; y=3 616 122,11; 
 
 
 
 6 ?x=306 878,67; y=3 616 102,81; 
 
 
 
 7 ?x=306 935,77; y=3 616 124,11; 
 
 
 
 8 ?x=307 042,47; y=3 616 134,81; 
 
 
 
 9 ?x=307 047,07; y=3 616 153,59; 
 
 
 
 10 ?x=307 281,33; y=3 615 249,36; 
 
 
 
 11 ?x=306 526,35; y=3 615 196,05. 
 
 
 Artigo 9.º 
 
 
 Cais da Calheta 
 
 
 O cais da Calheta compreende a faixa do domínio público marítimo delimitada 
 pelos pontos n.ºs 1 a 8, cujas coordenadas rectangulares UTM são as seguintes: 
 
 
 
 1 ?x=296 688,87; y=3 621 897,47; 
 
 
 
 2 ?x=296 873,07; y=3 621 812,97; 
 
 
 
 3 ?x=297 100,94; y=3 621 620,55; 
 
 
 
 4 ?x=297 108,37; y=3 620 699,51; 
 
 
 
 5 ?x=296 091,06; y=3 621 041,36; 
 
 
 
 6 ?x=296 632,17; y=3 621 776,87; 
 
 
 
 7 ?x=296 635,37; y=3 621 785,37; 
 
 
 
 8 ?x=296 659,57; y=3 621 827,27. 
 
 
 
 [?] 
 
 
 Artigo 13.º 
 
 
 Cais da Ponta do Sol e lugar de Baixo 
 
 
 O cais da Ponta do Sol e lugar de Baixo compreende a faixa do domínio público 
 marítimo delimitada pela linha que une os pontos n.ºs 1 a 28, cujas coordenadas 
 rectangulares UTM são as seguintes: 
 
 
 
 1 ?x=303 180,33; y=3 616 091,81; 
 
 
 
 2 ?x=304 944,68; y=3 616 075,86; 
 
 
 
 3 ?x=304 272,34; y=3 617 338,23; 
 
 
 
 4 ?x=304 229,97; y=3 617 356,61; 
 
 
 
 5 ?x=304 215,63; y=3 617 372,19; 
 
 
 
 6 ?x=304 184,64; y=3 617 379,51; 
 
 
 
 7 ?x=304 149,15; y=3 617 401,37; 
 
 
 
 8 ?x=304 021,76; y=3 617 512,82; 
 
 
 
 9 ?x=303 958,55; y=3 617 559,31; 
 
 
 
 10 ?x=303 874,67; y=3 617 537,81; 
 
 
 
 11 ?x=303 790,53; y=3 617 523,58; 
 
 
 
 12 ?x=303 773,67; y=3 617 518,91; 
 
 
 
 13 ?x=303 508,06; y=3 617 370,61; 
 
 
 
 14 ?x=303 370,23; y=3 617 332,29; 
 
 
 
 15 ?x=303 275,43; y=3 617 297,19; 
 
 
 
 16 ?x=303 667,86; y=3 617 453,11; 
 
 
 
 17 ?x=303 166,50; y=3 617 281,33; 
 
 
 
 18 ?x=303 127,00; y=3 617 264,50; 
 
 
 
 19 ?x=303 100,00; y=3 617 256,83; 
 
 
 
 20 ?x=303 084,05; y=3 617 263,54; 
 
 
 
 21 ?x=303 099,68; y=3 617 301,70; 
 
 
 
 22 ?x=303 107,58; y=3 617 304,86; 
 
 
 
 23 ?x=303 091,02; y=3 617 310,40; 
 
 
 
 24 ?x=303 059,59; y=3 617 250,47; 
 
 
 
 25 ?x=302 965,91; y=3 617 219,04; 
 
 
 
 26 ?x=302 703,91; y=3 616 837,30; 
 
 
 
 27 ?x=302 441,91; y=3 616 455,56; 
 
 
 
 28 ?x=302 888,32; y=3 616 413,15. 
 
 
 Assim, fica claro que o artigo 2.º, n.º 7, do Decreto Legislativo Regional n.º 
 
 19/99/M, na redacção que lhe foi dada em 2003, se refere às faixas do domínio 
 público marítimo identificadas no Anexo II, desse mesmo diploma. O decreto 
 legislativo regional pressupõe o entendimento de que essas faixas do domínio 
 público marítimo, que estão situadas dentro da área de jurisdição da APRAM S.A., 
 seriam passíveis de desafectação, por acto do Governo Regional, e de subsequente 
 integração no património da Ponta do Oeste, por serem domínio público da Região 
 Autónoma da Madeira. 
 
 
 Torna-se, assim, necessário verificar se será verdadeira esta premissa de que as 
 faixas do domínio público marítimo situadas dentro da área de jurisdição da 
 APRAM SA são domínio público da Região Autónoma ou se, pelo contrário, não serão, 
 antes, domínio público do Estado. 
 
 
 
 6.2. A questão da titularidade dos bens do domínio público marítimo situados nas 
 regiões autónomas 
 
 
 Devemos começar por notar que o Decreto Legislativo Regional n.º 19/99/M, 
 segundo a redacção do Decreto Legislativo Regional n.º 25/2003/M, qualifica 
 todas as faixas de terreno em causa como ?faixas do domínio público marítimo?. 
 
 
 As questões que se colocam são, portanto duas: (i) saber quem é titular dos bens 
 do domínio público marítimo situados nas regiões autónomas e (ii) saber se 
 haverá, porventura, alguma razão válida para afastar a qualificação que o citado 
 Decreto Legislativo Regional dá a tais bens. 
 
 
 A definição dos bens que integram o domínio público resulta da Constituição e da 
 lei. 
 
 
 O artigo 84.º, n.º 1, da Constituição, identifica directamente um conjunto de 
 bens que pertencem ao domínio público [n.º 1, alíneas a) a e)] e remete para a 
 lei a possibilidade de atribuir essa qualificação a outros bens [alínea f)]. Por 
 seu turno, o n.º 2 do mesmo artigo remete para a lei a tarefa de definir a 
 titularidade dos bens do domínio público que pertencem ao Estado, às regiões 
 autónomas e às autarquias locais. 
 
 
 A garantia institucional contida no artigo 84.º da Constituição exige, todavia, 
 que haja uma intervenção clarificadora do seu exacto conteúdo 
 constitucionalmente determinado, por parte do legislador (seja na alínea f) do n.º 
 
 1, seja no n.º 2) 
 
 
 O diploma que, à data de aprovação da norma agora impugnada, concretizava a 
 exigência constitucional era a Lei n.º 16/2003, de 4 de Junho (que republicou o 
 Decreto-Lei n.º 468/71, de 5 de Novembro). Nela se estabelece o regime dos 
 terrenos do domínio público hídrico, e aí se qualificam como ?domínio público do 
 Estado os leitos e as margens das águas do mar? (artigo 5.º, n.º 1). O Decreto-Lei 
 n.º 477/80, por seu turno, veio confirmar, no seu artigo 4.º, quais são os bens 
 do domínio público do Estado: a alínea a) refere as margens das águas marítimas; 
 a alínea e) refere os portos artificiais e docas. Estes diplomas concretizam a 
 garantia institucional do artigo 84.º, da Constituição da República Portuguesa, 
 considerando ambos as margens das águas do mar como domínio público do Estado. 
 Por margem entende-se uma faixa de terreno contígua ou sobranceira à linha que 
 limita o leito das águas, em regra com 50 metros de largura, contados a partir 
 da linha de limite do leito ou da crista do alcantil se aquela linha atingir 
 arribas alcantiladas (artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 468/71). 
 
 
 Actualmente, a matéria encontra-se regulada pela Lei n.º 54/2005, de 15 de 
 Novembro, que disciplina a titularidade dos recursos hídricos, cujo artigo 29.º 
 revogou os capítulos I e II do Decreto-Lei n.º 468/71. Depois de reconhecer que 
 o domínio público hídrico pode pertencer ao Estado, às Regiões Autónomas, e aos 
 municípios e freguesias, o artigo 4.º preceitua que ?o domínio público marítimo 
 pertence ao Estado?. E igualmente se incluem no domínio público marítimo as 
 margens das águas costeiras e das águas interiores sujeitas à influência das 
 marés (alínea a) do artigo 3.º), definindo-se a margem e estabelecendo-se a sua 
 largura em termos essencialmente coincidentes com o que constava do regime legal 
 vigente à data da emissão do diploma em que se insere a norma em apreciação (artigo 
 
 11.º). 
 
 
 
 É verdade que o artigo 144.º, n.º 1, do EPARAM, estabelece que ?os bens do 
 domínio público situados no arquipélago, pertencentes ao Estado, bem como ao 
 antigo distrito autónomo, integram o domínio público da Região?. Mas, logo 
 depois, o n.º 2, deste mesmo preceito, estabelece que não integram o domínio 
 público regional os bens situados na Região Autónoma que interessem à defesa 
 nacional ou estejam afectos a serviços públicos não regionalizados (mas ainda, 
 excepção à excepção, desde que não sejam classificados como património cultural). 
 
 
 Na verdade, há bens que, em vista da repartição constitucional do domínio 
 público requerida pelo artigo 84.º, n.º 2, da Constituição, não podem deixar, 
 pela sua especial conexão com a identidade e a soberania nacionais, de pertencer 
 ao Estado. É o que sucede com os bens do domínio público marítimo, como 
 claramente se afirmou no Acórdão n.º 402/08: 
 
 
 
 ?Há que atentar, na verdade, que a titularidade do domínio público marítimo cabe 
 ao Estado [?] ? cabe, e não pode deixar de caber, por imperativo constitucional, 
 atenta a sua incindível conexão com a identidade e a soberania nacionais. 
 
 
 
 É também o que afirmam, com clareza, Gomes Canotilho e Vital Moreira (Constituição 
 da República Portuguesa Anotada, Vol. I, 4ª ed., Coimbra 2007, págs. 1004 e segs.): 
 
 
 
 ?Compete à lei a determinação do sujeito titular dos diversos tipos de bens do 
 domínio público, embora pareça natural que certos bens não podem deixar de 
 integrar o domínio público do Estado, por serem inerentes ao próprio conceito de 
 soberania (como sucede com o domínio público marítimo e aéreo), não podendo por 
 isso pertencer ao domínio de entes públicos infra-estaduais'. 
 
 
 E a questão que agora mais directamente interessa, que é a de saber se as 
 margens das águas do mar situadas nas regiões autónomas se integram, ou não, no 
 domínio público necessário do Estado, foi resolvida pelo Acórdão n.º 131/03 (publicado 
 no Diário da República, I Série-A, de 4 de Abril de 2003. Neste aresto o 
 Tribunal sustentou o entendimento de que as ?margens?, isto é, as faixas de 
 terreno junto ao mar são, pela sua inerente ligação à defesa nacional, domínio 
 público do Estado, nos seguintes termos: 
 
 
 
 ?Podemos deste modo concluir que, designadamente por força do princípio da 
 unidade do Estado e da obrigação que lhe incumbe de assegurar a defesa nacional 
 
 [?], não é possível a transferência para os governos regionais de determinados 
 bens, nomeadamente os que integram o domínio público marítimo, domínio público 
 necessário do Estado. Assim sendo, os Estatutos Político-Administrativos das 
 Regiões Autónomas não operaram qualquer transferência desses bens do domínio 
 público marítimo, que continuam, assim, a ser bens do Estado?. 
 
 
 O Acórdão cita em seu apoio o Parecer da Procuradoria-Geral da República n.º 16/91 
 
 (publicado no Diário da República, II-Série, 20 de Setembro de 1986, págs. 13255 
 e segs.), onde se afirma (pág. 13265): 
 
 
 
 ?aceite a distinção entre «domínio acidental e necessário, aqui incluindo o 
 domínio marítimo, hídrico e militar», o domínio necessário, salienta-se, «continua 
 a pertencer exclusivamente ao Estado». Não sendo, assim, possível admitir «a 
 transferência dos bens em apreço para as regiões», só poderá, de resto, 
 subscrever-se a constitucionalidade de uma disposição tal como a [?] do artigo 
 
 76º [actual 144º] do Estatuto da Madeira, se se entender que a excepção feita 
 aos «bens que interessem à defesa nacional e os que estejam afectos a serviços 
 públicos não regionalizados» compreende os «que se incluem no domínio marítimo e 
 no domínio aéreo». Basta, inclusive, recordar o «âmbito de aplicação nacional» 
 do «sistema da autoridade marítima» para facilmente se concluir que os leitos e 
 margens do domínio público do Estado, para além de interessarem à defesa 
 nacional, se encontram afectos a serviços públicos não regionalizados?. 
 
 
 Também se convoca o Parecer da Comissão do Domínio Público Marítimo, órgão 
 consultivo da Autoridade Marítima Nacional (Parecer n.º 5111, de Novembro de 
 
 1987, in Boletim da Comissão do Domínio Público Marítimo, n.º 101, 1987, págs. 
 
 158 e segs.), onde se afirma: 
 
 
 
 ?as áreas do domínio público marítimo situadas nos Açores porque interessam à 
 defesa nacional por declaração implícita da lei, não podem ser integradas no 
 elenco dos bens dominiais pertencentes à Região Autónoma, pelo que continuam 
 pertencendo ao Estado, ficando, portanto, sujeitas ao mesmo regime das áreas 
 homólogas sitas no Continente?. 
 
 
 Em sentido análogo, a doutrina entende que o artigo 144.º, do EPARAM, só não 
 colide com o artigo 84.º, n.º 2, da Constituição, caso seja atribuída à 
 expressão ?bens que interessem à defesa nacional? um sentido amplo que abranja o 
 domínio público marítimo. Explicam Rui Medeiros e Jorge Pereira da Silva, (Estatuto 
 Político-Administrativo dos Açores Anotado, Principia, 1997, págs. 249 e 250). 
 
 
 
 ?Sublinhe-se, como ponto de partida, que o n.º 2 do artigo 84º da Constituição 
 de 1976, embora consagre uma concepção descentralizada do domínio público (v. 
 José Magalhães, Dicionário..., cit., pág. 48), não dá um cheque em branco ao 
 legislador. Conforme sublinha a jurisprudência portuguesa, os bens 
 indissociavelmente ligados à soberania não podem pertencer ao domínio público 
 regional, devendo permanecer integrados no domínio público necessário do Estado, 
 tomado este na acepção de pessoa colectiva de direito público que tem por órgão 
 o Governo?. 
 
 
 Depois, referindo-se explicitamente ao problema do domínio público marítimo, 
 afirmam que a expressão estatutária ?bens que interessam à defesa nacional? não 
 se pode limitar ao domínio público militar, isto é, aos bens directamente 
 afectos a usos militares, e tem de abranger os bens do domínio público marítimo: 
 
 
 
 ?Concretamente, a referência estatutária de que pertencem ao Estado os bens que 
 
 'interessam à defesa nacional' não pode de modo algum conduzir ao entendimento (restritivo) 
 de que essa expressão equivale a 'domínio público militar' [...]. Não é 
 constitucionalmente possível integrar o domínio público marítimo no domínio 
 público da Região. 
 
 
 O exemplo de Direito Comparado é sugestivo. Em Itália, o artigo 32º do Estatuto 
 da Sicília colocou também já o problema análogo da determinação da titularidade 
 estadual ou regional das águas marítimas sicilianas. A Corte Costituzionale 
 acabou por decidir que, apesar de o domínio público marítimo não ser 
 expressamente excepcionado no teor literal do referido preceito do âmbito do 
 domínio da Sicília, deveria ser dele excluído dado que se trata de um bem que 
 interessa manifestamente à defesa nacional. É idêntica a posição defendida pela 
 doutrina mais autorizada (v. Vezio Crisafulli/Livio Paladin, Comentario Breve 
 alla Costituzione, Pádua, 1990, pág. 726). Em Espanha, o n.º 2 do artigo 132º da 
 Constituição de 1978 resolveu expressamente a questão ao considerar que «são 
 bens de domínio público estatal os que a lei determinar e, em todo o caso, a 
 zona marítimo-terrestre, as praias, o mar territorial e os recursos naturais da 
 zona económica e da plataforma continental»?. 
 
 
 
 É ainda de salientar o entendimento de Ana Raquel Moniz (O Domínio Público, pág. 
 
 123): 
 
 
 
 ?independentemente do reconhecimento (constitucionalmente consagrado) do domínio 
 público regional (enquanto corolário da autonomia político-administrativa das 
 Região Autónoma), e do domínio público autárquico, torna-se imprescindível 
 acentuar o facto de que certos bens, atenta a função que desempenham ou a sua 
 inerência à própria identidade (soberania) do Estado português (face à sociedade 
 internacional), hão-de impreterivelmente constituir domínio público estadual?. 
 
 
 Depois ? amparando-se em jurisprudência anterior do Tribunal Constitucional ? a 
 Autora dá como o exemplo o ?domínio público marítimo e aéreo?, ao qual 
 acrescenta, embora neste caso com dúvidas, ?o domínio público radioeléctrico? (ob. 
 cit., p. 126). E conclui ainda (ibidem, nota 68): 
 
 
 
 'Uma consequência da dominialidade pública estadual dos bens abrangidos pelas 
 cláusulas de exclusão prende-se com a impossibilidade (constitucional) da 
 transferência para os órgãos regionais dos poderes característicos dos órgãos 
 titulares dos bens dominiais sobre as coisas públicas estaduais'. 
 
 
 
 É, pois, generalizado o entendimento de que o domínio público marítimo, 
 incluindo as águas costeiras e a margem do mar como um todo, pertence, 
 necessariamente, ao Estado. Daí que as águas do mar e respectivas margens (com a 
 largura de 50 metros) compreendidas na área de jurisdição da APRAM pertençam ao 
 domínio público estadual. 
 
 
 No parecer junto ao processo defende-se a ideia de que os terrenos em torno dos 
 cais e portos constituiriam bens da Região pelo facto de os portos e cais serem 
 domínio público da Região e tais terrenos constituírem, em conjunto com eles, 
 uma universalidade pública. Diz-se: 
 
 
 
 ?o domínio público portuário, como universalidade pública, abrange todo o 
 complexo de bens pertencente à mesma pessoa colectiva pública, adstrito à 
 satisfação das mesmas funções públicas (unidade funcional) e que constitui 
 objecto de um tratamento unitário por parte do ordenamento jurídico, em 
 particular pelo legislador' - o que significa que, não só os terrenos que 
 integram o porto não se confundem necessariamente com as margens (podendo 
 abarcar zonas mais largas), como a infra-estrutura portuária implica a 
 existência de outros equipamentos em nada relacionáveis com o domínio público 
 marítimo?. 
 
 
 
 É, de facto, verdade que a questão do domínio público se coloca de modo diverso 
 consoante estejam em causa construções humanas, as infra-estruturas e os 
 equipamentos imobiliários, ou bens do domínio público natural (sobre a 
 especificidade do conceito de domínio público infra-estrutural, Ana Raquel Moniz, 
 O Domínio Público, p. 221-251). Assim se compreende que, nos termos do artigo 
 
 144.º, n.º 2, do EPARAM, sejam domínio público regional os bens do domínio 
 público afectos a ?serviços públicos não regionalizados? caso constituam ?património 
 cultural? da região. E que o Decreto-Lei n.º 468/71, de 5 de Novembro, na 
 redacção da Lei n.º 16/2003 de 4 de Junho, considerasse que a margem, que é 
 domínio público do Estado, só se estende até onde se encontre uma 'estrada 
 regional ou municipal' (artigo 3.º; o mesmo dispõe o n.º 7 do artigo 11.º da Lei 
 
 54/2005). 
 
 
 Compreende-se a diferença de regime entre as infra-estruturas específicas e as 
 margens do mar como um todo: por um lado, não se pode afirmar que a titularidade 
 regional de infra-estruturas específicas existentes no perímetro normal das 
 margens tenha necessariamente relevância estratégica sob o ponto de vista da ?defesa 
 nacional?, não se justificando portanto a invocação da cláusula de salvaguarda 
 constante do artigo 144.º, n.º 2, do EPARAM; por outro lado, as infra-estruturas 
 carecem de cuidados de conservação e manutenção que deverão ficar a cargo de 
 quem está mais próximo delas e mais directamente delas retira benefícios. É 
 neste sentido que se fala de um ?domínio público infra-estrutural? (Ana Raquel 
 Moniz, O Domínio Público, págs. 221-251), e é nessa linha de raciocínio que se 
 defende a titularidade regional das infra-estruturas portuárias existentes nas 
 regiões autónomas (ibidem, pág. 238). 
 
 
 Contudo, o que permite o artigo 2.º, n.º 7, do Decreto Legislativo Regional n.º 
 
 19/99/M, na redacção de 2003 agora em apreciação, não é apenas a transferência 
 dessas infra-estruturas portuárias. Nem sequer o é em primeira linha, como muito 
 facilmente se retira do confronto com o n.º 4 do mesmo artigo que desafecta tais 
 infra-estruturas (?equipamentos e edifícios?) integrando-os no património da 
 APRAM, S.A. Com efeito, se o n.º 7, do artigo 2.º, tivesse em vista, na sua 
 parte final, apenas infra-estruturas portuárias, então o n.º 4, desse mesmo 
 artigo, não teria efeito útil. Naquele preceito, têm-se em vista não as infra-estruturas 
 portuárias, mas sim as ?áreas? (isto é, as faixas de terreno) do domínio público 
 que estão afectas à APRAM SA e se situam na zona de intervenção da Ponta do 
 Oeste SA. 
 
 
 Ora, essas faixas de terreno não podem considerar-se ?domínio público infra-estrutural?. 
 Não são infra-estruturas ? enquanto suporte físico artificial das actividades de 
 serviço público susceptíveis de se desenvolverem através delas ? não valendo, 
 portanto, para elas as razões que levam a admitir que os bens do domínio público 
 infra-estrutural situados na Região se devam considerar domínio público regional. 
 
 
 E a esta conclusão não obsta a circunstância de os terrenos em causa se 
 compreenderem no perímetro portuário e estarem funcionalmente afectos, com as 
 construções neles porventura erigidas e os equipamentos neles instalados, à 
 satisfação do serviço público que constitui a actividade portuária. A unidade 
 funcional de um determinado conjunto de bens pode justificar que a gestão da sua 
 utilização caiba a uma só entidade, mas não implica necessariamente a unidade da 
 titularidade dominial do complexo de bens que o integram. 
 
 
 Não há, portanto, razão para comprimir o domínio público marítimo, enquanto 
 domínio público natural, nas áreas em torno dos portos e cais. Tais áreas são 
 parte integrante do domínio público marítimo. 
 
 
 Se, porventura existirem, de entre essas faixas de terreno, áreas que extravasam 
 já o perímetro do domínio público marítimo tal como a lei, em cumprimento do 
 mandato constitucional, o estabelece (não sendo portanto domínio público 
 estadual, mas regional), tal sucederá contra o teor literal do Decreto 
 Legislativo Regional n.º 19/99/M (que as qualifica como ?faixas do domínio 
 público marítimo?) e nunca será por tais áreas estarem em torno de infra-estruturas 
 portuárias ? será, sim, por se situarem para além da margem do mar. Fora desta 
 hipótese, as áreas consideradas são, repita-se, domínio público marítimo. 
 
 
 
 6.3. Impossibilidade de as regiões autónomas desafectarem bens do domínio 
 público marítimo 
 
 
 O artigo 2.º, n.º 7, in fine, do Decreto Legislativo Regional n.º 19/99/M, na 
 redacção do Decreto Legislativo Regional n.º 25/2003/M, prevê a ?desafectação 
 dominial? com subsequente integração no património de uma sociedade de capitais 
 exclusivamente públicos. 
 
 
 Deve começar por notar-se que aquilo que se prevê neste segmento normativo é 
 algo de semelhante, nos efeitos, a uma mutação dominial subjectiva de um bem de 
 cariz territorial para um ente público não territorial. Ora se é certamente 
 possível afectar a utilização de bens do domínio público de uma entidade 
 territorial aos fins de uma entidade pública não territorial (por exemplo, uma 
 sociedade de capitais exclusivamente públicos como a APRAM S.A. ou a Ponta do 
 Oeste S.A.), já é discutível que seja possível transferir a titularidade de tais 
 bens integrantes do domínio público material ou por natureza (de cariz 
 territorial) para o património de um ente público não territorial (uma sociedade 
 de capitais exclusivamente públicos como a APRAM S.A. ou a Ponta do Oeste S.A.). 
 
 
 As mutações dominiais subjectivas envolvendo entes públicos não territoriais são 
 actualmente proibidas pelo Decreto-Lei n.º 280/07, de 7 de Agosto, que 
 estabelece o regime jurídico dos bens imóveis do domínio público do Estado, das 
 regiões autónomas e das autarquias locais. Na verdade, o artigo 15.º, deste 
 diploma, preceitua: ?A titularidade dos imóveis do domínio público pertence ao 
 Estado, às regiões autónomas e às autarquias locais e abrange poderes de uso, 
 administração, tutela, defesa e disposição nos termos do presente decreto -lei e 
 demais legislação aplicável?; e o artigo 24.º, por seu turno, sob a epígrafe ?Mutações 
 dominiais subjectivas?, estabelece: ?A titularidade dos imóveis do domínio 
 público pode ser transferida, por lei, acto ou contrato administrativo, para a 
 titularidade de outra pessoa colectiva pública territorial a fim de os imóveis 
 serem afectados a fins integrados nas suas atribuições, nos termos previstos no 
 Código das Expropriações?. O citado decreto-lei teve, portanto, o cuidado de 
 especificar que a transferência de bens do domínio público se deveria fazer 
 sempre de pessoa colectiva pública territorial para outra pessoa colectiva 
 pública ?territorial? (excluindo, assim, as entidades públicas não territoriais). 
 
 
 E já antes, perante o vazio legislativo, era também essa a posição maioritária 
 na doutrina que ia no sentido de excluir a possibilidade de domínio público 
 afecto a entidades não territoriais. E esta opinião mantém-se ainda vigente (Gomes 
 Canotilho/Vital Moreira, Constituição da República Portuguesa Anotada, 4ª ed., 
 Vol. I, p. 1004-1005 e Ana Raquel Moniz, O Domínio Público, págs. 392-400; vejam-se 
 porém as críticas de Medeiros/Lino Torgal, in Constituição da República 
 Portuguesa Anotada, org. Jorge Miranda/Rui Medeiros, p. 90-92 e Rui Guerra da 
 Fonseca, Constituição da República Portuguesa, org. Paulo Otero, p. 320-322). 
 
 
 A questão perante a qual estamos colocados é, porém, diversa: a norma impugnada 
 não pretende directamente uma mutação dominial subjectiva; o que ela pretende é 
 permitir a desafectação de bens do domínio público, perdendo a área em causa 
 essa qualidade ou estatuto jurídico e passando essas faixas de terreno a ser 
 propriedade privada de uma sociedade de capitais exclusivamente públicos. 
 
 
 Mas tal também não parece ser possível. 
 
 
 
 É certo que a Região Autónoma pode ? através de licenças e, em especial, através 
 de concessões ? autorizar não só a exploração, mas inclusivamente o uso 
 privativo de partes específicas dos bens do domínio público (sobre a distinção 
 entre os dois tipos de concessão pública, Freitas do Amaral, Curso de Direito 
 Administrativo, Vol. II, com a colaboração de Lino Torgal, Coimbra 2001, pág. 
 
 544). 
 
 
 A Região Autónoma pode fazê-lo nos termos gerais do Decreto-Lei n.º 280/2007, 
 actualmente em vigor (artigos 27.º a 30.º). E poderia tê-lo feito em 2003 nos 
 termos do Decreto-Lei n.º 468/71, de 5 de Novembro, republicado em anexo à Lei n.º 
 
 16/2003 de 4 de Junho. Na verdade, este diploma previa a possibilidade de uso 
 privativo de terrenos do domínio público (artigo 17.º), mediante licença ou 
 concessão (artigo 18.º). Essas concessões são admitidas quando tal uso privativo 
 possa considerar-se de utilidade pública e, nomeadamente, quando tenha por fim a 
 instalação de serviços de apoio à navegação marítima ou a edificação de 
 estabelecimentos hoteleiros e conjuntos turísticos [artigo 19.º, alíneas b) e e)]. 
 As concessões de uso privativo podem, pois, inclusivamente envolver a realização 
 de obras e a construção de edifícios (veja-se Freitas do Amaral/J. Pedro 
 Fernandes, Comentário à Lei dos Terrenos do Domínio Público Hídrico, Coimbra 
 
 1978, pág. 197). 
 
 
 A faculdade de concessão de uso privativo de partes da margem do mar, quando se 
 compreendam no perímetro portuário, funda-se na distinção entre poderes 
 primários e poderes secundários relativamente aos bens dominais. Mesmo não sendo 
 titular de tais bens dominiais, a Região pode exercer sobre eles poderes 
 secundários tais como o poder de concessão de uso privativo (cf. Ana Raquel 
 Moniz, O Domínio Público, pág. 126, n.º 68). 
 
 
 Foi o que se explicou no já citado Acórdão n.º 402/08. Depois de reconhecer que, 
 no caso, estariam em causa bens do domínio público marítimo não disponíveis pela 
 Região, afirmou o Tribunal: 
 
 
 
 ?O que acaba de dizer-se não significa ? cumpre sublinhá-lo ? que, mantida 
 incólume a titularidade do Estado, não estejam constitucionalmente legitimadas 
 formas dúcteis de exploração e rendibilização dos bens dominiais, em cuja 
 definição tenham um papel relevante os poderes regionais. Uma tal opção encontra 
 apoio claro nos fundamentos e objectivos da autonomia traçados no artigo 225.º, 
 em particular nos objectivos de ?desenvolvimento económico-social? e no de ?promoção 
 e defesa dos interesses regionais? (n.º 2 do citado artigo). 
 
 
 Nem sequer, rejeitada a tese de que a titularidade do domínio é necessariamente 
 acompanhada pela titularidade de (todas as) competências gestionárias, estará 
 excluída a possibilidade de uma transferência para outros entes de certos 
 poderes de gestão ínsitos na titularidade do Estado, designadamente de poderes 
 que não digam respeito à defesa nacional e à autoridade do Estado. A não 
 regionabilidade da titularidade do domínio público marítimo integrante ou 
 circundante da área territorial das regiões autónomas não arrasta consigo, como 
 consequência forçosa, a insusceptibilidade de transferência de certos poderes 
 contidos no domínio. Já o parecer da Comissão do Domínio Público Marítimo n.º 
 
 5945, de 18.01.2002 (Boletim da Comissão do Domínio Público Marítimo, n.º 116, 
 
 2002, 12-17) o reconhecia, ao admitir a «transferência de poderes secundários, 
 que não afectasse a autoridade suprema do Estado nesta matéria [?]». 
 
 
 Nada disto vale, porém, para a desafectação dominial. O ente territorial não 
 titular de determinados bens do domínio público, quando estes se encontrem no 
 seu território, apenas pode exercer poderes dominiais secundários (concessão ou 
 licença de exploração e uso privativo), mas já não poderes primários (desafectação). 
 A respeito dos bens do domínio público marítimo situados nas regiões autónomas e 
 que compreendam na área portuária (sob jurisdição das autoridades regionais), o 
 Estado e as Regiões colocam-se numa posição análoga, respectivamente, à de 
 proprietário e usufrutuário de um mesmo bem: o usufrutuário pode usar e fruir do 
 bem, mas terá se ser o proprietário a dispor dele. 
 
 
 Não detendo a Região a titularidade dos bens do domínio público marítimo (e 
 nomeadamente de faixas de terreno que integram as margens do mar, que é o que 
 agora releva), a respectiva desafectação não é uma questão de ?âmbito regional?. 
 Não é, portanto, matéria passível de ser regulada num decreto legislativo 
 regional (artigos 112.º, n.º 4, e 227.º, n.º 1, alínea a) da Constituição). 
 
 
 Assim, só é possível desafectação de bens do domínio público marítimo, mediante 
 poder conferido por acto legislativo dos órgãos de soberania (sendo, aliás, 
 fácil encontrar exemplos nos últimos anos de decretos-lei de desafectação de 
 terrenos sem utilização portuária reconhecida), e não por acto dos órgãos 
 regionais, pois a titularidade da margem como um todo é do Estado e não da 
 Região Autónoma. A lei permite a desafectação de terrenos situados nas margens 
 do mar (artigo 5.º, n.º 2 do Decreto-Lei n.º 468/71, de 5 de Novembro, na 
 redacção da Lei n.º 16/2003 de 4 de Junho e, actualmente, artigo 19.º da Lei n.º 
 
 54/2005). Mas é ao respectivo titular que compete proceder a tal desafectação. 
 
 
 Na já antes citada passagem do Acórdão n.º 402/08, em que se reitera a 
 titularidade por parte do Estado dos bens do domínio público marítimo, conclui-se 
 com a impossibilidade de transferir para as regiões autónomas tais bens, 
 advertindo?se: 
 
 
 Há que atentar, na verdade, que a titularidade do domínio público marítimo cabe 
 ao Estado [?] ? cabe, e não pode deixar de caber, por imperativo constitucional, 
 atenta a sua incindível conexão com a identidade e a soberania nacionais. Como 
 corolário, está assente a intransferibilidade de bens de domínio público 
 marítimo do Estado para as regiões. 
 
 
 Assim, sendo o domínio público marítimo (enquanto expressão territorial do 
 princípio da unidade do Estado) insusceptível de transferência para as regiões (correspondendo 
 isto ao conteúdo mínimo da garantia institucional constante do artigo 84.º, n.º 
 
 2, da Constituição da República Portuguesa), é forçoso considerar que excede o 
 
 âmbito regional adoptar providências legislativas que contendam com a 
 titularidade dos bens nele compreendidos, designadamente, permitir a 
 desafectação para posterior transferência para o património de uma terceira 
 entidade. 
 
 
 Em conclusão, não pode o artigo 2.º, n.º 7, do Decreto Legislativo Regional n.º 
 
 19/99/M permitir a desafectação dominial de partes do domínio público marítimo, 
 sendo, na medida em que o faz, violador da garantia constitucional do domínio 
 público do Estado. 
 
 
 
 7. A questão de ilegalidade suscitada 
 
 
 O requerente acrescenta, ainda, que os actos normativos objecto do pedido são 
 ilegais, uma vez que extravasam o conceito de ?interesse específico? resultante 
 da alínea mm) do artigo 40.º do EPARAM, pedindo a correspondente declaração de 
 ilegalidade. 
 
 
 Esta última questão fica, porém, prejudicada pela resposta encontrada quanto à 
 questão de constitucionalidade. 
 
 
 III ? Decisão 
 
 
 Pelos fundamentos expostos, o Tribunal Constitucional decide: 
 
 
 a) Declarar, com força obrigatória geral, a inconstitucionalidade da norma 
 contida no artigo 2.º, n.º 7, in fine, do Decreto Legislativo Regional n.º 19/99/M, 
 na versão constante do Decreto Legislativo Regional n.º 25/2003/M, por violação 
 dos artigos 84.º, n.º 2, 112.º, n.º 4, e 227.º, n.º 1, alínea a), todos da 
 Constituição, na medida em que permite ao Governo Regional da Madeira autorizar 
 a desafectação dominial e a integração no património de uma sociedade de 
 capitais exclusivamente públicos das faixas do domínio público marítimo 
 delimitadas nos artigos 8.º, 9.º e 13.º do Anexo II daquele Decreto Legislativo 
 Regional; 
 
 
 b) Não tomar conhecimento do pedido quanto às restantes normas nele mencionadas. 
 
 
 Lx. 16/XII/2009 
 
 
 Vítor Gomes 
 
 
 Benjamim Rodrigues 
 
 
 Carlos Fernandes Cadilha 
 
 
 Ana Maria Guerra Martins 
 
 
 Gil Galvão 
 
 
 Joaquim de Sousa Ribeiro 
 
 
 Maria Lúcia Amaral 
 
 
 José Borges Soeiro 
 
 
 João Cura Mariano 
 
 
 Maria João Antunes (vencida, nos termos da declaração que se anexa) 
 
 
 Carlos Pamplona de Oliveira ? vencido, conforme declaração 
 
 
 Rui Manuel Moura Ramos 
 
 
 DECLARAÇÃO DE VOTO 
 
 
 Votei no sentido da não inconstitucionalidade da norma contida no artigo 2.º, n.º 
 
 7, in fine, do Decreto Legislativo Regional n.º 19/99/M, na versão constante do 
 Decreto Legislativo Regional n.º 25/2003/M, na medida em que permite ao Governo 
 Regional da Madeira autorizar a desafectação dominial e a integração no 
 património de uma sociedade de capitais exclusivamente públicos das faixas do 
 domínio público marítimo delimitadas nos artigos 8.º, 9.º e 13.º do Anexo II 
 daquele Decreto Legislativo Regional. 
 
 
 
 1. Relativamente às faixas em causa, qualificadas por aquele Decreto Legislativo 
 Regional como ?faixas do domínio público marítimo?, entendo que integram o 
 domínio público infra-estrutural (portuário) de que é titular a Região Autónoma 
 da Madeira. Tais faixas integram o perímetro portuário, estando funcionalmente 
 afectas à satisfação do serviço público que constitui a actividade portuária. ?Um 
 conceito funcional de porto não se pode bastar com os bens infra-estruturais (criados 
 mediante a intervenção humana), mas inclui todos os bens funcionalmente 
 conexionados com aqueles? (assim, Parecer junto ao autos). 
 
 
 Este entendimento é compatível com o que decorre da Constituição da República 
 Portuguesa em matéria de repartição do domínio público (artigo 84.º), 
 designadamente no que se refere à titularidade estadual do domínio público 
 marítimo, ?atenta a sua incindível conexão com a identidade e a soberania 
 nacionais? (Acórdão do Tribunal Constitucional n.º 402/2008). Se, por um lado, a 
 integração das águas marítimas no domínio público estadual ?não prejudica a 
 existência de um regime especial que permita o exercício dos poderes de gestão 
 do Estado pelas regiões autónomas ? o que, aliás, surge em plena consonância com 
 o princípio da descentralização na matéria do domínio público e com o vector 
 funcional característico do estatuto da dominialidade?; por outro, os interesses 
 da defesa nacional continuam tutelados (cf. artigo 144.º, nº 2, do Estatuto 
 Político Administrativo da Região Autónoma da Madeira), ?ficando o Estado, 
 enquanto titular do domínio, com livre acesso e gestão às mesmas águas sempre 
 que tal seja reclamado para prover às necessidades defensivas, sobrepondo-se, 
 então, ao regime especial (que é o regime normal de administração portuária), o 
 regime geral, por força da emergência preponderante do interesse nacional? (assim, 
 Parecer junto ao autos). 
 
 
 
 2. Entendo também que não há obstáculos do ponto de vista jurídico-constitucional 
 
 à desafectação dominial e à integração subsequente no património de uma 
 sociedade de capitais exclusivamente públicos de ?faixas do domínio público 
 marítimo?, funcionalmente afectas à satisfação do serviço público que constitui 
 a actividade portuária, desde que subsistam os poderes de domínio estadual que 
 são impostos pela identidade e soberania nacionais. 
 
 
 A este propósito, deve notar-se que a parte final do n.º 7 do artigo 2.º do 
 Decreto Legislativo Regional n.º 19/99/M, na versão constante do Decreto 
 Legislativo Regional n.º 25/2003/M (bem como a Resolução do Governo da Região 
 Autónoma da Madeira n.º 778/2005, de 20 de Junho) estabelece uma conexão entre a 
 desafectação dominial e a integração no património da Ponta do Oeste ? Sociedade 
 de Promoção e Desenvolvimento da Zona Oeste da Madeira, S.A. e o cumprimento dos 
 programas de desenvolvimento já aprovados, o que é significativo da submissão a 
 vínculos reais jurídico-públicos e aos poderes de domínio da Região Autónoma da 
 Madeira (sobre isto, cf. Parecer junto aos autos). 
 
 
 Maria João Antunes 
 
 
 DECLARAÇÃO DE VOTO 
 
 
 Não acompanho o acórdão pelas razões que sumariamente passo a expor. 
 
 
 
 1. A Constituição prevê, no seu artigo 84º, que o Estado, as regiões autónomas e 
 as autarquias locais exercem poderes de domínio público sobre certas categorias 
 de bens, determinando ainda que cabe ao legislador ordinário identificar os bens 
 que integram o domínio público de cada uma dessas pessoas colectivas públicas, e 
 definir o regime, as condições de utilização e os limites desse poder público. 
 Esta tarefa, tal como se reconhece no acórdão, cabe na reserva relativa de 
 competência da Assembleia da República, por força da alínea v) do n.º 1 do 
 artigo 165º da Constituição, e o seu exercício não pode ser autorizado às 
 regiões ? alínea b) do n.º 1 do artigo 227º da Constituição. Quanto a estas, 
 prevalece, como impõe o n.º 1 do artigo 227º da Constituição, a disciplina 
 fixada nos estatutos político-administrativos que são, por excelência, os 
 diplomas conformadores das competências regionais que a Constituição não regula 
 expressamente. 
 
 
 Ora, o artigo 144º do Estatuto da Madeira integrou no domínio público da região 
 os bens submetidos ao domínio público do Estado, com ressalva dos afectos à 
 defesa nacional e a serviços públicos não regionalizados não integrantes do 
 património cultural, excepções que se compreendem pela sua conexão com o 
 exercício da soberania e, por isso, excluídas do âmbito regional. A própria 
 noção de domínio público pressupõe um requisito de inalienável interesse público 
 relativo ao bem em causa, e a submissão a um regime de direito público, pelo que 
 a disciplina desse regime deve obrigatoriamente respeitar tais requisitos, sob 
 pena de frustrar o desígnio constitucional relativo à obrigatória existência de 
 um conjunto de bens integrados no domínio público. Por essa razão, isto é, em 
 virtude de a Constituição impor o exercício de poderes públicos dominiais quanto 
 a uma determinada classe de bens, deve entender-se que ao legislador ordinário 
 está vedado não só extinguir essa realidade, como dar-lhe uma configuração tal 
 que desfigure o carácter próprio da dominialidade. 
 
 
 
 É à região que incumbe praticar os actos de administração dos bens integrados no 
 seu património (alínea h) do n.º 1 do artigo 227º da Constituição), incluindo, 
 como não pode deixar de ser, os que integram o domínio público regional. No 
 entanto, escapa-lhe competência para alterar o regime da dominialidade quer no 
 que toca à disciplina jurídica do poder público em causa, quer na designação dos 
 bens sujeitos ao domínio público. Deve, com efeito, aceitar-se que tal 
 disciplina jurídica, em razão da sua natureza constitucional, deve ser uniforme 
 nos seus traços essenciais quanto a todo o domínio público do Estado, das 
 regiões autónomas, ou das autarquias locais; por outro lado, se não havia razões 
 fundadas em especificidade regional que permitissem admitir uma especial 
 configuração desse regime jurídico na Madeira, o certo é que, hoje, o artigo 40º 
 da Estatuto da Madeira, em conjugação com a alínea a) do n.º 1 do artigo 227º da 
 Constituição, não consente o exercício de um tal poder legislativo, inscrito, 
 além do mais, em área de reserva relativa de competência da AR. 
 
 
 Assim, apesar de a Assembleia da República ter feito incluir o domínio público 
 do Estado no domínio público regional, através do artigo 144º do Estatuto 
 Político-Administrativo da Região Autónoma da Madeira, tal transferência não 
 habilita a Região a alterar o regime jurídico da dominialidade, nem a modificar 
 a classificação dos bens nela incluídos. É todavia seguro, pelas razões já 
 apontadas, que lhe cabe exercer os poderes de administração e gestão desse 
 património e que a via pela qual a Região exerce tais poderes de administração 
 pode apresentar uma feição não uniforme, designadamente pela sua entrega a 
 entidades públicas ou privadas, através de instrumentos jurídicos diversificados, 
 desde que se mostre garantido o essencial da dominialidade. 
 
 
 Por estas razões entendo que a norma regional em apreço, ao autorizar a 
 desafectação dominial de bens incluídos no domínio público ? ainda que regional 
 
 ? e a sua posterior integração no património de uma sociedade comercial, ofende 
 o disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 227º da Constituição, na sua versão 
 contemporânea, mas, ao contrário do que se afirma no acórdão, não viola a 'garantia 
 constitucional do domínio público do Estado'. 
 
 
 
 2. Discordo ainda da delimitação do pedido, na parte em que se concluiu pela não 
 sindicabilidade das Resoluções n.ºs 190/2004 e 778/2005 do Governo Regional; em 
 meu entender, tais diplomas apresentam claramente natureza normativa, ainda que 
 administrativa, pelo que não estão fora da fiscalização que a alínea f) do n.º 2 
 do artigo 281º atribui ao Tribunal Constitucional. 
 
 
 Carlos Pamplona de Oliveira