Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa
Actualidade | Jurisprudência | Legislação pesquisa:

Assunto Frase
Espécie
   Ver todos
    Docs. da PGD
02-02-2006   Recursos
IV ANIVERSÁRIO DA PÁGINA DA PGDL. BALANÇO
PÁGINA DA PGDL. BALANÇO em 2006.

A página da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa perfez 4 anos de existência.

Foi desenvolvida e tem sido mantida, desde Janeiro de 2002, por um pequeno grupo de magistrados e funcionários, em regime de voluntarismo, sem compromisso das funções que lhes estão legalmente cometidas, e sem outros encargos para o Estado que não sejam os vencimentos pagos àqueles.

A PGR, através do GDDC, disponibilizou um servidor para o alojamento do site e tem prestado toda a colaboração necessária à sua administração remota.

Tratou-se de uma iniciativa do Exmº Sr. Procurador-Geral Distrital de Lisboa, Dr. João Dias Borges, orientada por três objectivos fundamentais:

  • simplificar os canais de comunicação hierárquicos da PGDL com as restantes unidades orgânicas do Ministério Público (MP) do distrito;

  • dotar os magistrados do MP de um vasto conjunto de instrumentos de trabalho e de apoio para fomentar a melhoria da sua prestação funcional;

  • abrir o MP do distrito de Lisboa à comunidade jurídica e aos cidadãos em geral, prestando-lhes, com regularidade, informações detalhadas sobre a natureza e dimensão da sua actividade e sobre a sua organização e modo de funcionamento internos, no propósito de conferir maior transparência à Administração da Justiça e de melhor servir os cidadãos, seus destinatários.

Pouco tempo volvido sobre a data do seu arranque, logo se constatou que a página foi merecendo largo acolhimento e adesão por parte dos magistrados e da comunidade jurídica em geral, passando rapidamente a ser tida como uma referência indispensável no universo dos sites jurídicos, pela riqueza, qualidade e permanente actualização dos seus conteúdos.

Em 2004, procedeu-se a uma remodelação integral do site, dando-lhe um novo visual, novas funcionalidades e, sobretudo, enriquecendo-a com novos conteúdos, de que sobressaem, por um lado, a construção de uma base de dados legislativa, devidamente estruturada, exaustiva nas conexões entre os articulados dos vários diplomas e respectivos antecendentes históricos, sempre actualizada e facilmente pesquisável; por outro lado, a criação de uma base de dados dos acórdãos do Tribunal Constitucional de pesquisa fácil e fiável, sempre actualizada a partir dos textos publicados (não no formato de base de dados) no site daquele Tribunal.

A fim de informar todos os colaboradores, membros e visitantes da página da PGD de Lisboa, aqui se deixam alguns indicadores da actividade da página, reportados ao final do ano de 2005:

MÓDULOS

Nº de registos

Nº de visitas em 2005

Jurisprudência da Relação de Lisboa

3.277

38.314

Base de dados legislativa

670

347.525

Pareceres e intervenções do MP

857


Acórdãos do Tribunal Constitucional

6.270

141.038

Fórum jurídico

3.031

116.175

Peças processuais diversas

678

2.600

Informações sobre o distrito judicial de Lisboa


3.984



Constituindo o fórum jurídico um dos módulos de maior utilidade e um dos que é objecto de consultas mais assíduas, aqui se deixam alguns elementos estatísticos de interesse:


FÓRUM JURÍDICO – dados relativos ao período de Janeiro de 2002 a Dezembro de 2005

Membros inscritos

Questões colocadas

Mensagens

Magistrados do MP

1.050

Área penal

480

1.481

Advogados

561

Área cível

360

871

Juristas

191

Área laboral

138

337

Estudantes

167

Diversos

128

342

Juízes

85




Prof. Universitários

18




Solicitadores

10




Outros

794




TOTAL

2.815


1.106

3.031

Cientes de que a página da PGD de Lisboa, além de importante veículo de informação para os cidadãos, se tornou num imprescindível instrumento de trabalho na actividade quotidiana de inúmeros magistrados, advogados, solicitadores, juristas, funcionários da Adiministração Pública e outros cidadãos interessados, não ficaremos indiferentes à grande responsabilidade que para com todos contraímos, e continuaremos o esforço de a manter sempre viva e actualizada, procurando melhorá-la e enriquecê-la com novos conteúdos.

Dado o aumento exponencial no número de visitantes habituais da página, o computador do GDDC onde a mesma se encontra alojada, e que, apesar das suas limitações, funciona como “servidor”, tornou-se manifestamente obsoleto e de resposta insatisfatória, estando em curso diligências no sentido de encontrar um alojamento de acesso mais rápido.

A todos os colaboradores, membros registados do fórum e visitantes da página, o nosso agradecimento.



   Contactos      Índice      Links      Direitos      Privacidade  Copyright© 2001-2024 Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa